Barulhos e BARULHOS

Tique-taque, tique-taque é o barulho do relógio? Não, não, é o barulho do trem que apitou também piuuuuuuuuuu.

Toque- toque, toque – toque será alguém batendo na porta? Não, não, hoje tem interfone que o som parece o tlim tlim do telefone. O toque – toque é o sapato da madame desfilando no assoalho. Troqueeeeeeeeeee é o salto se quebrando e deixando a madame embaraçada.

Plim – plim pode ser o sinal da vinheta da globo, pode ser o reclame do Faustão ou pode ser o plim - plim do celular.

Pummmm! Pummmmmmm! Pode ser alguém lhe fazendo medo, fingindo que é um fantasma, mas se você tiver que prender a respiração foi o barulho de gases expelidos. E pode ser ainda o barulho de fogos de artifício.

Miau! Miau! Se não for o gato no telhado é a gatinha insinuando alguma coisa pra você. Se você já deu o leitinho dela este miado é querendo algo mais.

Bi,bibi, biiiiiii, é alguém buzinando insistentemente ou pode ser o menininho chamado o amiguinho Bibiiiiiiiii.

Rock, rock, rock é a porta se arrastando ou pode ser ainda o ratinho e a ratinha namorando.

Tem gente que põe algodão no ouvido para fugir dos ruídos. Tem gente que nem se incomoda. Mas, tem BARULHOS e barulhos. BARULHO agudo, contínuo e persistente. A cerca elétrica quando dispara é um horror e o alarme do carro? Um minuto, dois minutos, três minutos é barulho ou BARULHO? O barulhinho de alguém mastigando ao seu lado é “barulho”, não dá para irritar, ou dá?

O latido do cachorro e a resposta do outro, carro passando, o arrastar de móveis, moto com escapamento aberto, carro de propaganda, o barulho do pernilongo no seu ouvido tudo isso lhe irrita? Ah! Meu irmão você está estressado. É certo que o barulho excessivo pode causar estresse, provocar irritabilidade e trazer alguns prejuízos físicos também, mas não adianta se desesperar. Brigar com o vizinho pra quê? Mudar de casa também não resolve e muito menos ficar mal humorado.

Educar a povo seria a solução e lembre-se que a educação começa de casa. Você é ou não é um produtor de ruídos?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 08/11/2010
Código do texto: T2603016
Classificação de conteúdo: seguro