O ÚLTIMO VOO

ESTOU MESES E MESES NESTES ÚLTIMOS TEMPOS FAZENDO LONGAS VIAGENS DE AVIÃO,

LÁ TENHO MUITO TEMPO LIVRE PARA MEDITAR, CANSAR, COCHILAR, LER E ASSISTIR TV,

OUVIR MÚSICA. MAS NÃO HÁ NADA MAIS CHATO QUE FICAR NAQUELA LATA DE SARDINHA, SENTADO EM DESCONFORTÁVEIS CADEIRAS ESTREITAS, TENDO A EDUCAÇÃO DE NÃO TOCAR O COTOVELO DO MEU VIZINHO.

AGRADEÇO TAMBÉM A TECNOLOGIA E A CIÊNCIA DOS HOMENS E TAMBÉM A SANTOS

DUMONT E OUTROS ENGENHEIROS QUE AO LONGO DO TEMPO DESENVOLVERAM MEIOS

DE TRANSPORTES MAIS EFICIENTES E RÁPIDOS, MAS, ALÉM DE CERTO RECEIO, SEMPRE

FICO A IMAGINAR ATÉ QUANDO TEREMOS PETRÓLEO EMBAIXO DA TERRA PARA SUPRIR TODA

DEMANDA DE GASTOS DE COMBUSTÍVEL E ATÉ QUANTO TEMPO ISSO PODERÁ DURAR.

LÁ DE CIMA MEDITO SEMPRE, POIS TENHO MUITO TEMPO, OLHANDO AS PESSOAS EM VOLTA,

TANTAS VIDAS E CADA UM COM SUAS HISTÓRIAS, SEUS MEDOS, SUAS DIFICULDADES E EXPECTATIVAS,

ALEGRIAS E TRISTEZAS, DOENÇAS E DECEPÇÕES, ESPERANÇA E SONHOS. ISTO ME FAZ IMAGINAR, QUANTO UNIVERSO EXISTE DENTRO DE CADA PESSOA E EM UM TODO DENTRO DA HUMANIDADE,

QUANTA CADEIA DE PENSAMENTOS E INFINITAS POSSIBILIDADES DE RACIOCÍNIOS E DE RAZÕES ALI

DAQUELE PEQUENO ESPAÇO. AGRUPADOS EM DIFERENTES CLASSES SÓCIAIS E MONETÁRIAS, INTELIGÊNCIAS , RACIOCINIOS, RAÇAS , CULTURAS, IDIOMAS E PESSOAS DIFERENTES.

TORNO A OLHAR LÁ EM BAIXO, VEJO NUVENS AO CONTRÁRIO DE QUANDO ESTOU EM TERRA FIRME,

LÁ NA TERRA, OLHO PARA CIMA, LÁ DE CIMA, OLHO PARA BAIXO PARA VER AS NUVENS. OBSERVO O HORIZONTE ILIMITADO, MAS LIMITADO PELA MINHA VISÃO, PELA ALTURA QUE ESTAMOS VOANDO E PELA ROTA DO PILOTO. PENSO AO ACASO SOBRE TUDO QUE SONHAMOS OU DESEJAMOS AO LONGO DA VIDA, E SEI QUE ESTOU NAQUELE MOMENTO DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DIFERENTE E ATÉ ENGRAÇADA.

AQUELAS PESSOAS POR ALGUMA RAZÃO ESTÃO AGORA NO MESMO BARCO QUE EU, SE TUDO FOR BEM ESTAREMOS EM NOSSO DESTINO EM BREVE. AI, NOSSAS VIDAS TORNARAM A TOMAR OUTROS RUMOS, E DIFERENTES SITUAÇÕES DE CADA UM DAQUELES QUE ESTÃO EM GRUPO COMIGO AGORA. PENSO TAMBÉM, QUÃO PEQUENINOS SERES NOS SOMOS DIANTE DO UNIVERSO E DIANTE DA TERRA QUE NOS ALIMENTA,É AI QUE PARO UM POUCO A MEDITAR, O PORQUÊ DO ORGULHO E DA GANÂNCIA DE PODER, ALI POR CERTO ESTÃO PESSOAS DE BOM CORAÇÃO, MAS TAMBÉM OS ORGULHOSOS E SOBERBOS QUE NÃO SE IMAGINAM CHEGANDO AO FIM.

BEM TUDO ISSO ACONTECE EM PENSAMENTO NUM VÔO QUE PARECE NÃO MAIS TER FIM. DAÍ LEMBRO UM JUMENTINHO QUE MINHA AVÓ ME DEU DE PRESENTE E QUE EU ME DELICIAVA SEGURAMENTE NELE POR LONGAS HORAS A BUSCAR ÁGUA EM UM OLHO D’ÁGUA NO SERTÃO NORDESTINO AONDE FAZÍAMOS LÁ UM ALMOÇO DE CARNE DE SOL E FEIJÃO VERDE E ALGUMAS MANGAS, DEBAIXO DE UM PÉ DE UMBU CHEINHO DESTA FRUTA DELICIOSA, NA RECORDAÇÃO LEMBRO DA MINHA INFÂNCIA E QUE NÃO MAIS VIVI MOMENTOS TÃO FELIZES, NADA COMPARADAS AQUELE STRESS AONDE EU EM OUTRO TEMPO, JAMAIS ME IMAGINARIA VIVENDO UMA SITUÇÃO DA QUAL ESTOU, COMO A QUE RELALATEI NO PRIMEIRO MOMENTO DA ESCRITA.A CONCLUSÃO DE TODO ESSE ASSUNTO SEM PÉ NEM CABEÇA,É A SEGUINTE:

SOMOS APENAS SÊRES VAGANDO SOBRE A TERRA, COM TEMPO DE COMEÇO, MEIO E FIM,

SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS NOSSAS SITUAÇÕES DE VIDA, MAS NÃO SOMOS NÓS QUE FAZEMOS NOSSOS DESTINOS !? EIS A GRANDE QUESTÃO, PORQUE PODEMOS MUDAR O VÔO, MAIS NÃO PODEMOS MUDAR A VIAJEM, O DESTINO NO QUAL NOSSOS CORAÇÕES ANSEIAM.

SE ESTAMOS INSATISFEITOS DA VIDA, AINDA HÁ TEMPO DE MODIFICARMOS OU TRANSFERIRMOS O VÔO, MAS SABENDO QUE SEMPRE ESTAREMOS NA MESMA NAVE JUNTO COM UM AGLOMERADO DE PESSOAS QUE NÃO PENSAM COMO NÓS, MAS POR ALGUMA RAZÃO, ESCOLHERAM A MESMA HORA E O MESMO DESTINO. PORTANTO SAIBA QUE EM TUDO QUE FAZEMOS DEBAIXO DO SOL, EXISTE NOSSA VONTADE SEJA POR OBRIGAÇÃO , SEJA PELA CASUALIDADE, NÃO SEI DAR A RESPOSTA DE CERTO,

MAS, PELA AÇÃO HUMANA DO QUERER, FAZER E PLANEJAR, SABENDO QUE , ANÔNIMAMENTE HAVERÁ UM CERTO GRUPO DETERMINADO QUE PARTICIPARÁ CONOSCO E ESTARÁ NO MESMO VÔO E NO MESMO DESTINO NOSSO. PORTANTO , SE SOFRERMOS ALGUM MAL, ALGUMA DECEPÇÃO,NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO, ADIANTA SIM, SEGUIR EM FRENTE E ESTUDAR A POSSIBILIDADES DE NÃO CHORAR TANTO E OU LAMENTAR TANTO, OU SE TIVER PENA DE SI MESMO, COMECE AGORA A PLANEJAR COM QUEM VOCÊ ESTARÁ NO PRÓXIMO VOO DO AMANHÃ , POIS AINDA HÁ TEMPO DE VOCÊ MODIFICAR SEU PLANO DE DIREÇÃO. AME MUITO OS QUE ESTÃO PERTO DE VOCÊ, AFASTE-SE DAS PESSOAS NEGATIVAS, PORQUE VOCÊ NÃO ESTA OBRIGADO A SENTAR AO LADO DESSE PASSAGEIRO E TER RECEIO DE TOCAR SEU COTOVELO OU MESMO SEU CORPO NO VÔO DA SUA VIDA, MAS TALVEZ POR SEU SENTIMENTO DE AMOR, VOCÊ AINDA SUPORTE MAIS UM POUCO, SIM, SÓ MAIS UM POUCO, PORQUE CHEGARÁ O DIA EM QUE VOCÊ NÃO ACEITARÁ ESTA POLTRONA ÍNCOMODA.ESPERO ENTÃO QUE, VOCÊ NUNCA TENHA PLANOS SUICIDAS , POIS EM BREVE HAVERÁ UM VOO SEM VOLTA NA ROTA DA SUA VIDA,NÃO SE APRESSE HÁ MUITO O QUE FAZER AINDA.

O ESTADO DE DEPRESSÃO NÃO É SENÃO A SOLIDÃO ÍNTIMA DE UMA VIDA INSATISFEITA.ENTÃO COMECE TUDO DE NOVO DO ZERO, É POSSIVEL E ESTA É A GRAÇA DA VIDA, COMEÇAR , RECOMEÇAR , APAGAR E ESQUECER. AO SE APROXIMAR DOS SEUS ,TENTE AMAR , AMAR MUITO, SE DAR SEM SE IMPORTAR SE RECEBERÁ ALGO EM TROCA OU NÃO, SEM SE IMPORTAR DE TER VERGONHA OU DE SE SENTIR BOBO, DEMOSTRE QUE AMA , DEMOSTRE QUE QUER TER PERTO O ENTE AMADO, PESSOAS SÃO INSEGURAS, DIGA TODO DIA, EU TE AMO.

VIVA SEU TEMPO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA O MÁXIMO QUE PUDER, POIS O VÔO CERTAMENTE UM DIA DESSES TERMINARÁ,

E CADA UM SEGUIRÁ SEU DESTINO, E VOCÊ POR CERTO CHEGARÁ AO A ROTA FINAL QUE TODOS NOS SABEMOS. ALERTANDO QUE, HAVERÁ NUVENS DENSAS NA VIAJEM, TEMPO DE O PAZ E TEMPO DE GUERRA, SIGA SEMPRE O GENERAL DA BATALHA QUE TE PROMETE VITÓRIA, JESUS O GRANDE SACERDOTE E SUA PALAVRA DE SABEDORIA.

PORTANTO, SAIBA QUE OS MAIS SÁBIOS, OS MAIS INTELIGENTES ESTÃO NA MESMA ROTA DE VÔO QUE VOCÊ. O TERMINO DE TODOS OS HOMENS DA TERRA, A MORTE.

APERTE O SINTO DE SEGURANÇA, PONHA SUA VIDA EM ORDEM, O COMISSÁRIO DE BORDO ESTA VERIFICANDO SE ESTA TUDO OK. ELE SE CHAMA O DESTINO. PREPARE-SE O VÔO ESTA DE PARTIDA. NOSSO DESTINO É SERÁ CERTAMENTE A ETERNIDADE.