Sonhos e Objetivos

O sonho é lindo. Uma doce combinação de realidade e fantasia. O sonho nutre a esperança e traz à vida um pouco de leveza e colorido. Mas os sonhos são intocáveis, ficam ali, como obras de arte, perfeitas mas irreais. Como o amor nas palavras do poeta, como os traços do pintor pendurados na parede.

Os sonhos estão muito distantes da realidade e a tênue ligação que existe com ela é o acaso. A combinação de vários fatores, o desenrolar da vida, a sorte.

Mas o homem aprendeu a ser guerreiro, lutar não só pelo que ele precisa, mas também pelo que ele deseja. O homem desconstruiu os sonhos transformando-os em objetivos. Senhor do seu destino, o homem trouxe os sonhos para a realidade em forma de objetivos. Perdeu-se a doçura, ganhou-se a possibilidade. De lindo e utópico, passamos aos objetivos árduos, carregados de renúncias e dedicação.

Ter um ideal é bonito. Lutar por ele é honroso.

Conquista: a melhor forma de definir no que transformamos os sonhos. É possível, mas exige esforço. Aprendemos que é mais digno conquistarmos nossos objetivos do que nossos sonhos serem realizados. Até porque a realização do sonho não é mérito do indivíduo, é um presente que a vida, ou alguém, lhe deu.

A maturidade transforma sonhos em objetivos. A intelectualidade tem o mesmo poder. Mas e aquela doçura? Há sempre os que dizem: "felizes são aqueles que vivem na ignorância".

Prefiro saber, prefiro a verdade. Prefiro sofrer na luta pelos meus objetivos e tê-los, quando conquistados, como medalhas que pesam no peito, depois de muito terem pesado nas costas; do que me manter na ilusão de um mundo cor de rosa.