Internet, celulares, fones e seus amigos... aliados ou inimigos?

Já tentou conversar com seu colega, amigo, namorado... seja lá quem for e ele está com o tal fone de ouvido na orelha fingindo que está escutando tudo o que diz. Hum... hun rum... ah é... verdade... concordo com você...

Pois é, este é um caso que muito se repete nos dias de hoje. A tecnologia tem feito grandes progressos, isto é fato. Mas em contrapartida a grande maioria das pessoas acabam se viciando. Criando hábitos ante - sociais que acabam por afasta – las da realidade em que vivem, criando mundos paralelos.

Ao mesmo tempo que a tecnologia nos coloca frente à frente com pessoas à milhares de distância. Ela também separa pessoas que estão bem do lado uma a outra. É uma grande controvérsia realmente!

E não somente fones, também notebooks, computadores, celulares, vídeo games e outros que entram nesta lista. Ao mesmo tempo que unem tantas pessoas separam muitas de sua família, de seus, amigos e familiares.

Há também sites como Secund Life, salas de bate papo e outros. Que começam como o próprio nome diz sendo a segunda vida da pessoa, mas com o tempo acaba por se tornar seu maior passatempo, e os amigos e família deixam de desfrutar de sua companhia. È o início de um perigoso isolamento.

Estas pessoas se viciam tanto nos vídeo games, na própria internet que perdem a noção do tempo e chegam a esquecer de comer e dormir.

Quanto a internet este vicio é considerado pelo especialista americano Jerald Block uma doença mental. Segundo ele nos Estados Unidos usando dados de 2006 cerca de 210 mil crianças entre 6 e 19 anos sofrem do problema e necessitam de tratamento. Destes 80% necessitam de tratamento psicotrópicos e 20% a 24% precisam ser hospitalizados. Uma dura realidade que nós brasileiros também vivemos.

Com relação ao uso excessivo de fones há pesquisas que comprovam que o mesmo possibilita o maior acesso a bactérias por intermédio deste nosso pequeno apetrecho. O qual usamos, emprestamos, usamos novamente sem ao menos fazer um assepsia adequada. Este mesmo uso excessivo pode causar perda da audição segundo pesquisa realizada pela USP de São Paulo que constatou que a utilização do mesmo até 50 dB é inofensiva a saúde, mas usuários que atingem acima de 90 dB por dia , exposto até 8 horas, pode ser prejudicial. Este estudo também constata que os jovens que usam mp3 podem ficar surdos até mesmo antes de seus pais. Uma dica dos médicos é usar fones com maior isolamento acústico.

O que se vê na maioria das pesquisas é que o foco são nossas crianças e jovens. Que com isso merecem nossa atenção triplicada e muito conselho pra rapaziada.

Toda esta tecnologia é algo muito bom, internet é uma gigantesca evolução, viver sem estas invenções é inviável, mas devemos sempre estar cientes dos riscos que afligem a nós e nossos filhos principalmente. Ferramentas para acompanhar os sites em que seu filho navega na internet e determinar tempo sim para o uso de fones de ouvido e vídeo games é uma ótima iniciativa. Quanto à sites como o Secund Life, sinceramente sem comentários.

Fique atento! Quanto tempo seu filho fica na internet? Quanto tempo ele fica com o fone no ouvido? E você?

Há quanto tempo você está aqui lendo e relendo textos. Seu marido, seus filhos, sua vida. Onde estão seus pais? Se você consegue dar atenção a tudo sem deixar que isso se torne um mau costume. Parabéns! Mas reflita! Sua vida pode estar morrendo lá fora, longe deste nosso grande mundo virtual, de nossos vícios e passatempos. Não troque o calor de um corpo pelo frio da solidão. Mesmo que não pareça aqui estamos sós! Compartilhando o que há de mais verdadeiro em nós com pessoas que na verdade não conhecemos. Não se torne um quarto escuro, abra a janela e deixe o ar entrar.

São conselhos deste seu amigo do recanto.

Amigo?

Sidney Muniz
Enviado por Sidney Muniz em 11/11/2010
Reeditado em 30/05/2011
Código do texto: T2609420
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.