Democracia: um bem; uma conquista.*

A democracia brasileira precisa ser preservada, fortalecida e consolidada. Contudo, está sendo desmoralizada pela falta de credibilidade política, pelos escândalos, pela corrupção, pelo desvio das verbas públicas e pelo descaso social.

É comum ouvir pessoas dizendo que na época dos militares, havia seriedade e respeito às leis; dizem ainda, que naquele tempo era melhor porque tinha ordem no país e não existia miséria e desemprego. Essas pessoas esqueceram que naquele período, as autoridades não respeitavam os direitos individuais e coletivos do cidadão. É preocupante ouvir afirmativas dessa natureza.

As diversas crises em voga não foram inventadas para desestabilizar o regime, pelo contrário, elas são reais e podem contribuir para o fortalecimento do sistema democrático. Os governantes precisam ser coerentes, transparentes e humildes para ouvir o clamor da sociedade que grita por justiça e moralidade. O povo já tem muitos fantasmas, não precisa de mais um.

A democracia dá espaço para que haja oposição e pensamentos divergentes podem coexistir sem conflitos, por isso, as pessoas manifestam indignação, pois sabem que há políticos com “P” minúsculo. A imprensa está exercendo seu papel de tal forma, que se pode tomar conhecimento das falcatruas praticadas pelos representantes do povo, dos desvios de verbas e da existência de políticos que não respeitam o cidadão. A democracia do Brasil é recente e ainda não conseguiu recuperar as décadas perdidas, porém está na direção correta.

No período da ditadura militar, os meios de comunicação eram obrigados publicar receitas culinárias ao invés de informar os reais acontecimentos. Toda informação era rigorosamente censurada, se não estivesse de acordo com o pensamento do governo ditatorial. Como afirmar que isso era seriedade e respeito às leis? Quantas pessoas perderam seus direitos apenas pelo fato de discordar do regime? Quantos desaparecidos? Muitos brasileiros foram denominados de subversivos porque manifestaram seu pensamento político e tiveram coragem de oporem-se ao sistema de governo que não representava a vontade popular.

Se há políticos corruptos e se todos têm noção desse fato, a responsabilidade é dos cidadãos, que não souberam usar sua arma infalível na hora de escolher seus representantes. O Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas, as Câmaras Municipais e o Executivo de todos os níveis são amostras fiéis da sociedade.

As ações dos representantes populares refletem as ações da sociedade. Para que a política tome os rumos desejados, é necessário que o povo mude seus paradigmas e faça uma reflexão a respeitos dos seus valores éticos e morais, fazendo com que a democracia seja desenvolvida e consolidada.

Este texto está sendo publicado por causa da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e da existência deste excelente Jornal, que me permitem externar pensamentos e convicções. Como se pode perceber, todos eles têm conotação política, baseada na fé que tenho no ser humano e na sociedade.

Acredito que com a participação de uma sociedade cidadã nas questões que a envolve é que se poderão promover ações consistentes no sentido de se implantar uma política com “P” maiúsculo, onde o interesse público seja prioridade.

* Texto Publicado no Jornal Magazine, na coluna Palavras & Atos em 18/05/2001