EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Assisti a reportagem que rolou na TV na sexta feira referente ao Arquipélago de Galápagos no Oceano Pacífico. Não sei como qualificar o que vi, mas certamente me causou vontade de lutar cada vez mais pela preservação ecológica do planeta. Fantástico é pouco. A conservação das espécies, a convivência pacífica, a sustentabilidade na execução de ações, a consciência ecológica dos moradores das ilhas, enfim, tudo parece impecável. As regras estabelecidas pelas autoridades com relação ao Parque Nacional ali instalado são cumpridas integralmente, e mais, a população trabalha no sentido de ajudar na preservação da natureza de forma consciente arrecadando material e lixo que chegam ao arquipélago através das ondas nas praias mantendo-as limpas e em perfeito estado natural. Os animais como estão acostumados a não sofrerem agressões nem ameaças, ficam imóveis com a aproximação humana e aceitam a integração do homem como parte deste paraíso. Maravilha esta realidade denominada de Arquipélago de Galápagos.

Sempre acreditei que o caminho é a educação de nossas crianças. Publiquei neste jornal uma crônica intitulada de “A Educação é Fundamental” e dela resultaram dois momentos de grande êxito, ou seja, o primeiro quando a ALPAS XXI – Associação Literária A Palavra do Século XXI em recente concurso literário premiou essa crônica com Destaque Nacional e o segundo quando li nas páginas deste Diário da Manhã a notícia da aprovação da Lei Municipal que obriga o Ensino de Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental. Esta atitude de inclusão no currículo do Ensino Fundamental desta disciplina garantirá a formação de jovens educados e zelosos pelo meio ambiente que por sua vez, preservado, consolidará a tão almejada sustentabilidade ambiental. Parabéns ao Legislativo preocupado com questões de real importância para nossa cidade, país e planeta. Todos nós que precisamos respirar ar puro, beber água potável e manter equilibrada a produção de alimentos, ficamos muito agradecidos.

Com esta medida tenho certeza que o “vandalismo” vai diminuir e até mesmo se extinguir ao longo do tempo e com o tempo também poderemos mostrar ao mundo muitas de nossas belezas naturais recuperadas, preservadas e tão equilibradas ecologicamente quanto o Arquipélago de Galápagos.