LUTO CANINO.

Semana passada, minha amiga Marina, perdeu seu cão de 13 anos, da raça labrador, ele adoeceu gravemente e morreu.

A família toda ficou de luto, tristes, calados. Contou-me ela, que nem à hora do jantar, onde todos se encontram, conseguem conversar a vontade, tamanho o vazio, que o Eron deixou.

Até ai, tudo normal, pois, somente quem tem cachorro, sabe o quanto sofremos, quando ele parte.

Mas, Marina, seguiu contando, que sua outra cachorra de nome Bel, uma vira lata, de 12 anos, também está de luto.

Bel, não quer sair, para o seu passeio diário, que tanto amava fazer, sempre em companhia do Eron.

Se recusa colocar a coleira, para a caminhada, e amuada, deita em sua cama, recusando inclusive se alimentar.

Minha amiga, ligou para o veterinário, e descreveu o comportamento da cachorra, e ele então disse que, faz parte do estado de luto, que ela esta vivendo, pela perda de seu amigo de toda vida, o Eron.

Marina, me disse, que está surpresa, pois, nunca pensou que os cães sentissem tanto a perda de outro cão, e muito menos que vivessem o luto, de maneira tão parecida com os humanos.

Enquanto ela me contava, lembrei-me, de outro caso, que aconteceu, a algum tempo atrás, onde pude ver claramente, que os cachorros sentem muito a perda de outro cão.

Minha cachorra Kauai, teve uma ninhada com nove filhotes.

Eu fiquei junto dela, e assisti ao nascimento de cada um.

No dia seguinte, enquanto eu, estava na cozinha, ouvi um uivo, tão alto e tão infinitamente triste, que transpassou meu coração.

Corri para o ninho em que ela estava abrigada com sua ninhada, e lá à encontrei, lambendo rapidamente um dos filhotes. Ela me olhou e voltou a repetir a operação.

Como não visse resposta, por parte do filhote, me olhou novamente, como a implorar por ajuda. Me abaixei, e pequei o filhotinho, e vi que havia morrido, nada podia ser feito.

A tristeza que vi em seus olhos, e o uivo de dor que ela tinha dado, momentos antes, mostraram, o quanto ela sentia a perda daquele filhote.

Por isso, acredito, que os cães, vivem o luto sim.

Sentem tristeza, ficam apáticos, sem apetite, e sem vontade de fazer coisas, que antes adoravam fazer. Como a Bel, que antes da morte do Eron, amava passear todo dia, e agora, não quer nem por a coleira. Só quer ficar amuada no seu canto !

Lenapena
Enviado por Lenapena em 20/11/2010
Código do texto: T2625784