UM TESOURO? TESOURINHA...

Ah, que surpresa boa! A passarada canta aqui no jardim. E acabo de ver nada mais nada menos que um pássaro Tesourinha. Pura emoção! Esta ave me traz de volta pedaços do passado, me remete à infância. Lembro-me deles em bandos, a voejar sobre a vegetação ou pousando sobre a cerca de arame, no sítio em que morávamos...

É lindo o pássaro Tesourinha! Facilmente reconhecível por sua longa cauda bifurcada feito lâminas de tesoura se abrindo e fechando enquanto ele faz lindas acrobacias no ar. Tem a parte do ventre branco, as costas cinzentas e a cabeça e faces pretas. Seu voo é uma verdadeira obra de arte, tamanha a leveza, elegância e beleza.

Pela janela, observo-o pousado no fio da cerca elétrica. Lembro meu pai, para quem a temporada das Tesourinhas era sagrada. É como se o visse novamente a defender bravamente o pequeno passarinho contra os estilingues da meninada. Quando as avezinhas chegavam, lá pelos fins de setembro, ele se punha a vigiá-las para que voassem tranquilamente e comessem seus insetos e frutos. Em troca podíamos assistir ao inusitado desfile de suas lindíssimas evoluções aéreas.

Já naquele tempo eu ficava por horas admirando-lhes o voo de tesouras. Planavam no ar aparando insetos e davam verdadeiros espetáculos com a belíssima cauda se abrindo e fechando... Era muito bom vê-los enfileirados na cerca de arame, aos últimos clarões da tarde... Aquilo me impressionava, jamais vou esquecer.

Ah, que dádiva, nos dias de hoje, com nossa fauna tão ameaçada, poder deparar ainda com esse pequeno tesouro, um Tesourinha visitando meu jardim. Pura emoção...