Vida: fases e construção...

A Vida é feita de fases, ciclos, um depois do outro, em sintonia absoluta... Somos sementes germinadas, no útero fecundo...

Crescemos, tomamos corpo, rompemos o véu, conhecemos a claridade de fora, como luzes de dentro...

Dependentes, o choro é nossa comunicação, choramos, porque estamos com fome, choramos, porque estamos molhados, porque estamos com frio, com calor... Choramos à toa...

Crescemos, nosso destino é crescer, evoluir... Rastejamos, erguemos devagar o corpo, de repente, estamos de pé, andamos, conhecemos o mundo pelos nossos próprios pés... A fala vem junto, um som, um balbucio, uma letra e ganhamos o mundo com a palavra...

Seguimos no processo do crescimento, tornamo-nos menos dependentes... Somos crianças, vamos à escola, ampliamos nosso olhar e nosso caminhar... Fazemos amigos, brincamos junto, aprendemos a agir na coletividade... De repente, crescemos de novo, já não nos chamam crianças, chamam-nos de muitos nomes e como dói... Não nos sentimos em parte alguma, não cabemos mais nas roupas, os braços crescem, os seios se mostram, os pelos aparecem. Que bicho sou eu? Não estamos em parte alguma, é uma ponte, travessia que dá medo. Quem sou? Um menino que cresceu, uma menina que virou moça? Que travessia é esta que não acaba mais... Temos um ruído intenso dentro de nós, somos uma mistura de tudo e nada. Ás vezes, queremos chorar, sem saber por quê, às vezes queremos rir sem motivo. Ás vezes, aprontamos, só para chamar atenção e nos acudirem do medo que há em nós... Às vezes, somos rudes, para não ser frágil e doce, que medo!...

Devemos ter cuidado, podemos exagerar nas ações, machucar e ser machucado... Parecemos um potro selvagem, não queremos porteira a nos cercar, mas desejamos, ardentemente, que nos amem e nos orientem que norte seguir, não estamos preparados para zarpar sozinhos, ainda... Queremos companheiros, gente que nos compreenda, caminhe do lado, critique menos e valide mais. Queremos sustentação para fazermos uma travessia que nos assegure um viver de felicidade, longe dos perigos tantos...

Daqui a pouco, vamos crescer mais e mais, é só um tempo, mas é neste tempo, que marcamos escolhas e nos fazemos gente, decidimos ser quem somos... Portanto, deem-nos este tempo para, nesta pausa, refazermo-nos como seres de Luz e rompermos o casulo que nos separa da outra idade que nos espera... Viver e viver, eis o convite... Vivamos o agora com intensidade com o aprendizado que nos cabe fazer... Façamos do adolescer um florescimento, marcas de mais um rito de passagem, vivido com dignidade.

E que Deus nos abençoe e abençoe nossos pais e amigos todos.

Luz Airam
Enviado por Luz Airam em 23/11/2010
Reeditado em 24/11/2010
Código do texto: T2632696