CARANGO ENVENENADO

Em nossas veias correm uns tantos por cento do mesmo sangue: eu e o Kissuco somos primos! Não somente por isto tenho-lhe admiração (mesclada com rajas de inveja), como pelo seu modo descomprometido de viver a vida. Otimista por natureza, esbanja facilidade em convencer. Com ele não existe tempo ruim. Compra e igualmente vende, sem a menor cerimônia, até posto de gasolina pegando fogo!

Pergunte três profissões, e te respondo com mais de vinte já exercidas pelo Kissuco. É um verdadeiro polivalente! Enquanto jogou vôlei foi atleta versátil, dedicado à equipe e a si. Atuava em todas as posições; sacando, corria para defender na rede. Fora as vezes que era capitão, técnico da equipe... também apitando o jogo.

Por derradeiro - as cervejadas fazendo ele empurrar uma barriga de oito meses - aprendeu a pilotar avião teco-teco (não sei se com ou sem brevê). Nos vôos panorâmicos sobre Bom Despacho leva em "tours" outros malucos, para ver do céu a cidade que aqui na terra tantos filhos ingratos fazem questão de maltratar.

Mês passado conheci a última extravagância do parente. Estava no posto de gasolina abastecendo meu navio – o celebrado Santana, de quem não me divorcio por não conseguir pagar os direitos de casa –, quando o Kissuco fez baliza a bordo de um carango envenenado: um jipão de rodas tala-larga, faróis de milha, pintado de vermelho, e para melhor combinar com o dono ‘enroladaço’ dois guinchos cromados! Um no pára-choque traseiro e outro no dianteiro do veiculo!

- O que é, que é isto, primo? Perguntei por troça. – A máquina mais barata para fazer terapia é jipe, Dilé! Respondeu ele, macioso. E já engatando negociação continuou: - Quando tou amolado subo no 'bug' e pego uma estrada de roça, das mais eburacadas! E quanto mais ele pula, menos eu me lembro dos problemas... Tá bom pro cê. Aposentado-estressado morre fácil, que nem passarinho na chuva!

Para cair fora do “negócio da minha vida” como propôs o primo, mas sem aborrecê-lo, botei um defeitinho no tal jipão. - Peraí, Kissuco, guincho no pára-choque traseiro sei que é usado na hora de arrastar alguma coisa... mas no dianteiro não tem serventia de nada! - Aí, é que tá a manha do trem! Rebateu ele, emendando como quem sabe das coisas: - Guincho na frente é ainda melhor que atrás. Não para rebocar, mas ser rebocado! Se for viagem na praia é só engatar em traseira de ônibus: economiza o petróleo das arruaças! Imagina o tamanho do sucesso - você dando cavalo-de-pau naquelas montanhas de areia, com a mulherada de olho-gordo...

Mais que depressa arranquei de quinta, antes que com sua lábia de negociante o Kissuco me fizesse acreditar que perdia o melhor negócio do mundo, não lhe comprando o tal 'bug'. Sem ele perceber, nos dias seguintes passei várias vezes à frente da sua casa, namorando de longe o carango envenenado! Cheguei a sonhar que subia e descia naquelas famosas dunas de Natal... Ainda bem que a capital do Rio Grande do Norte fica distante milhares de quilômetoros Bom Despacho. Alguma doideira do Kissuco, certamente, carrego no DNA!

dilermando cardoso
Enviado por dilermando cardoso em 24/11/2010
Reeditado em 01/03/2011
Código do texto: T2633309