O LAÇO DO DIABO

Certa ocasião, num grupo de pessoas, discutia-se as incongruências e absurdos do ser humano, quando alguém narrou singular lenda de nome "O Laço do Diabo", mais ou menos assim:

- Conta-se que três amigos, amantes da boa caçada, combinaram uma para determinado dia de domingo.

Na hora aprazada, todos adredemente preparados, dirigiram-se ao local escolhido.

Todavia, mal adentraram na floresta, ouviram uma voz canora, fascinante, tipo sereia, que dizia: "Ei, vocês não querem conhecer o laço do diabo?!...

Todos se persignaram, e um deles, supersticioso, conjeturou que talvez aquilo seria um "castigo" porque era domingo, dia de ir à igreja e não de perseguir aves e animais em seu próprio habitat, e até sugeriu voltassem, imediatamente, aos seus lares.

Entretanto, a voz continuou melodiosa: "Não tenham medo! Sigam avante, nada de mal lhes acontecerá!"

Ao impacto de grande temor, seguiram mata adentro mais alguns metros e depararam com avantajado monte de moedas de ouro. Milhares delas.

A voz não mais se fez ouvir. Um deles, o mais afoito dos três, comentou: "Ah! Se todos os laços do diabo fossem assim..."

Outro sugeriu fosse o mais medroso de volta à cidade buscar bebida para festejarem o achado, enquanto os dois ficariam estudando a melhor forma de transportarem aquele tesouro.

Mal saiu o companheiro, puseram-se cada um dos dois a imaginar uma forma de ficar com a fortuna para si. Um deles, aproveitando um descuido do outro, disparou sua espingarda, matando-o sem compaixão, e foi para a tocaia esperar o que fora buscar a bebida. Ocorre que este já a caminho da cidade, pôs-se a pensar:"Ora, o tesouro será apenas meu..." Decidiu envenenar a bebida a fim de acabar com seus comparsas.

De retorno, próximo ao local, foi alcançado por um tiro certeiro do que estava de tocaia e caiu fulminado.

O terceiro deles, mal cabendo em si de alegria, por ser o único a ficar com a fortuna, pegou a bebida para comemorar e bebeu sofregamente... Envenenado, já nas vascas de atroz agonia, morreu a seguir, ficando o "laço do diabo"a espera de novos incautos...

Chegamos à conclusão que, de contínuo, muita gente é seduzida, de maneiras diversas, pela voz que oferece o laço do diabo. Não hesitam um segundo sequer para pisar no pescoço de seu companheiro de jornada, seja quem seja; na sociedade, no trabalho, nos negócios, na política, na vida de relação.

Tolos imediatistas, enxergando tudo por um prisma exíguo, arregalam olhos ambiciosos, e destroem usando os mais variados processos, "intriga, veneno, tocaias, etc.", para conseguir, às vezes, uma simples posição de fugaz destaque, uma vantagem financeira ou instantes de felicidade ilusória, não se apercebendo que inoculam em si próprios o veneno que destilam conta outros, nem cogitando que a vida cobra, inapelável, e quão caro pagarão pela incúria...

A lenda do laço do diabo deve fazer-nos meditar profundamente, pois a armadilha está em toda parte a espera de algum ingênuo que nela caia.

Se alguém duvida que é enganoso o sucesso dos alcançados pelo tal laço, bastará dar uma olhada introspectiva na vida de tais criaturas e ver-se-á que muitas, embora possuindo fortuna, são profundamente inquietas, infelizes até; outras amargam finais de vida terrena dolorosos, que chegam a confranger o mais endurecido dos corações.

O que vemos neste mundo parece deixar bem claro que o dito "laço" existe e não é lenda... Quem vai arriscar ser colhido pelo mesmo?...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 24/11/2010
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T2633688
Classificação de conteúdo: seguro