Escolha de Nome

- Eurina! Eurina!

Ouvi chamar novamente. Estava em um consultório médico, aguardando a vez de ser chamada.

- Eurina!

Insistia! Ninguém levantava... Será que a recepcionista está me chamando? - pensei. Será que confundiu o meu nome? Foi então que a atendente resolveu chamá-lo em um tom mais alto. Uma senhora levantou e foi em direção a ela. Respirei aliviada. Não sou muito fã do meu nome. Confesso! Mas "Eurina"!.

Sei que não é uma tarefa fácil para os pais escolherem um nome para o seu filho, já que são duas pessoas com gostos diferentes, fazendo a escolha. Nós as mulheres, em geral, sempre temos um nome feminino, escolhido ainda na infância, quando brincávamos com nossas bonecas. Mas dificilmente temos um nome para o sexo masculino. Tenho a impressão de que, inconscientemente, deixamos para o pai da criança, que por muitas das vezes tem a velha mania de homenagear alguém ou a eles próprios. Quando são nomes apresentáveis, aceitamos bem, mas quando não são... Nesse caso, estamos em desvantagem, já que são eles, na maioria dos casos, que fazem os registros, podendo registrar da forma que quiserem. Isso ocorreu com uma conhecida, que acertou com o marido de registrar o seu filho de Mateus, Lucas ou Hugo. Na hora de registrar ele resolveu homenagear um primo amigo e colocou um nome não muito comum no menino. "Helldjofson". A coitada chorou uma semana.

Há os pais que utilizam de recursos para colocar nomes em seus filhos. Pode dar certo ou não. Uma prática comum é juntar nome do pai com o da mãe. Cruzes. Outro recurso é usar nomes de pessoas famosas, ídolos, etc. Nesse caso é preciso muito cuidado, pois o nome pode ou não combinar com a pessoa. Alain Delon, por exemplo - muito encontrado em registros, mas nem sempre os premiados são assim um “Alain Delon”. Um dia desses li na internet algo como Laion, Pantro e Xitara, nomes de três irmãos homenageando a geração de Thundercats. Já posso imaginar as gozações que eles sofrem e sofrerão no decorrer de suas vidas. Outra forma é utilizar as mesmas sílabas iniciais, ou a mesma letra inicial, prática muito utilizada tempos atrás por pais com vários filhos, mas ainda encontrada no dia de hoje. E aquelas mães que, por natureza, trocam os nomes de seus filhos aos chamá-los, com certeza irão se complicar um pouquinho mais nessa situação.

O bom senso! É isso que devemos utilizar ao escolher os nomes para os nossos filhos. Pensando sempre nos apelidos que podem sair dali. É bom prestar também atenção se o nome e o sobrenome juntos não formam uma frase constrangedora ou engraçada, poupando-os assim de gozações e aborrecimentos futuros. Eurina Pinto! Ninguém merece!

Eunice Bacchini

Nice Bacchini
Enviado por Nice Bacchini em 25/11/2010
Código do texto: T2635991
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.