A Libertação ou Escravidão da Poesia

      Criação literária não se discute, é ficção da mente, embora muitas vezes tendo como fonte de inspiração a verdade interior de cada um, o sentimento. De modo que ninguém tem que concordar ou discordar de um poema de alguém; cada um o interpreta de acordo com as suas próprias idéias ou valores, mas o poema é do autor e é este quem manda nele.
      É sobre a ideia da libertação do poeta através do poesia - manifestada por uma jovem amiga em um texto poético - que eu discordo, porque, na maioria das vezes, o poeta não se liberta, ao contrário, se escraviza mais, pois, apesar de a matéria-prima do poema ser constituída mais de sonho, ilusão ou fantasia, o poeta é, antes de tudo, um homem – condicionado aos seus valores sócio-culturais. Eu diria, pois, que não há libertação através da poesia, mas sim, uma evasão da realidade que nos cerca.
      Vejamos um exemplo disso no lirismo amoroso.  Suponhamos um homem extremamente racional, dotado de uma natureza bastante cética, muitíssimo observador e sagaz, um estudioso da natureza humana, portanto, com bem poucas as coisas – com relação ao seu semelhante – capazes de iludi-lo, espantá-lo ou impressioná-lo. Esse é o homem, limitado ao seu espaço físico e psicológico.
      Mas, como poeta, esse homem pode ir mais longe, viajando no sonho, na fantasia ou na ilusão. Pode chegar à musa eleita e cantar-lhe as suas canções de amor – algumas, ela nem sabe que são para ela, outras, apenas suspeita . É real esse amor e pode ser profundo e verdadeiro, pois ele a viu, apaixonou-se por sua beleza e o seu modo de ser (a graça feminil e a beleza das mulheres são a grande fraqueza dos poetas), e isso mexe com a sua  inspiração poética e esta desata os poemas.
      Exatamente aí começa o conflito homem x poeta. O poeta não tem idade, o homem, sim: pode ser bem maduro, enquanto a mulher talvez ainda esteja na faixa dos 30; o poeta alcança a musa pela Internet, mas, geograficamente, homem e mulher estão separados por uma imensidão de águas e terras; o poeta e a musa são livres como dois passarinhos, mas tanto o homem quanto a mulher podem ter laços conjugais; por fim, o poeta é um ser transcendental, etéreo, não transa, mas o homem pode ser romântico, apaixonado e dotado de uma sensualidade à flor da pele.
      Na prática, revela-se uma quase completa impossibilidade de relação afetiva entre esse homem e essa mulher, exceto no plano puramente platônico, que pode satisfazer o poeta, nunca o homem, que olha para ela todos os dias com os olhos ardentes de desejo. E, enquanto o poeta, livre, leve e solto, exercitando a sua platônica paixão, beija e abraça a musa com os seus versos, o homem sofre - pela impossibilidade de ter a mulher nos seus braços. E, nesse contexto psico-literário, quanto mais o poeta produz versos, mais aumenta o seu abismo da impossibilidade, onde o peso da ilusão que carrega no peito acelera a sua queda. Como, pois, poderá a sua poesia libertá-lo?
     Concluo, pois, que a poesia pode proporcionar uma evasão da realidade - em menor grau, é claro, da ocasionada pelo sono ou droga psicoativa ( inclusive o álcool)
- mas nunca uma libertação. Ao contrário, se essa evasão se torna repetitiva para vivenciar o sonho, a ilusão ou a fantasia, transforma-se em escravidão. Poética, mas sempre uma escravidão...
Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 26/11/2010
Reeditado em 10/01/2021
Código do texto: T2637869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.