Festa do Livro


      Está acontecendo entre os dias 24 e 26 de novembro na Universidade de São Paulo a 12º Festa do Livro. Esse é um dos eventos mais populares da USP onde diversas editoras vendem seus títulos com desconto mínimo de 50%. A festa é organizada pela EDUSP, que inclusive faz a fiscalização a fim de garantir que o desconto esteja mesmo sendo respeitado. A festa é um verdadeiro oceano de livros e ficar passeando entre eles é bom demais. 
  
                      
                                Festa às 9h30, horário ainda tranquilo

      Todo ano aguardo ansiosamente pelo evento que ocorre sempre no final do mês de novembro. Meu ritual consiste sempre em consultar previamente a 
lista das editoras participantes (este ano 133 editoras participam) e pesquisar na internet se alguma destas publicam os livros que procuro. A novidade este ano é a participação da Companhia das Letras, que tem o stand mais procurado da festa. Formou-se uma enorme fila para que se pudesse comprar seus livros. Queria ter comprado dois livros da editora, "O Aleph" de Jorge Luis Borges e "A medida do mundo" de Daniel Kehlmann, mas quando vi o tamanho da fila desisti. Mas saí feliz da festa pois comprei o box com a trilogia da "Fundação" de Isaac Asimov que há tanto queria. E por uma pechincha, R$ 59.

                        
                             Fila para o stand da Companhia das Letras

      Fico impressionado como esse evento consegue atrair tantas pessoas, como o amplo saguão do prédio de História e Geografia fica lotado de leitores ávidos que se acotovelam para fazer as suas aquisições. Isso mostra que o brasileiro gosta sim de ler, remetendo-nos à discussão sobre o preço que se paga pela cultura no Brasil: livros, teatro, cinema, exposições, apresentações e outros eventos culturais são pouco acessíveis a grande parte da população. E é por isso que elogio e aplaudo eventos como a Festa do Livro da USP.

      Se você mora em São Paulo vale a pena conferir.


Novembro de 2010

Fonte da imagem

Obs.: fotos tiradas por mim