Don't speak

Hoje em dia nos referimos ao latim como uma língua morta, mas como ela pôde desaparecer? A resposta, com o perdão da repetição, está na ponta da língua, ou melhor, com as transformações que ela sofre. Se hoje, brasileiros, falamos o Português, isso pode mudar um dia. Graças às substituições que fazemos, trocando nosso vocabulário por termos estrangeiros, que são mais clean. O pior é que não são apenas as palavras, mas sempre algum tipo de comportamento vem junto no pacote. Basta ver como a palavra stress se propagou, desencadeando uma onda desse mal. Antes do brasileiro conhecer essa palavra, ninguém ficava estressado, apenas cansado, esgotado. Hoje, é tudo um stress. Quando vamos ao médico, não vamos mais exames, mas um check-up. É mais cool. Nas grandes cidades, já se come em fast-foods e no menu, você pode escolher entre o light e o diet. O que é mais gostoso? Um cachorro-quente ou um hot-dog? No computador, não apagamos um texto ou arquivo, damos um delete. Se o computador travar, não o reiniciamos. Damos um reset. Quer escrever para alguém? Nem use as palavras mensagem eletrônica, e-mail é mais curto e moderno. Trabalhar com um rato é algo nojento, mas mouse tá ok. É o que usamos para acessar sites e fazer dowloads.

Não fique down, ok? Saia para ir a algum show, please. Nos eventos, não há café, frios e biscoitos. É coffe-break. No verão, a gente veste shorts. Não tire fotos, dê uns clicks e faça o seu book, mas antes, dê um trato no seu look. Coloque um piercing e fique fashion. Contrate um personal traineer. Seja uma pessoa vip. se for filmar, crie uns takes. Não compre nada em lojas comuns, prefira as do shopping center. Geralmente, são as que tem melhor marketing. Visite o show room, o qual está com belo layout. Compre uma lingerie e peça um folder. Mantenha o glamour, cause frisson. Leia um release, repare no design. Tome um drink, ou se preferir, um milk shake numa happy hour. Ouça músicas no seu discman. Não viaje, faça um tour. Poderia listar (e você também...) muito mais palavras estrangeiras agregadas à nossa (ainda) Língua Portuguesa, mas isso me deixaria irado. Ficaria até com vontade de reclamar para o Presidente (in off, course). Mas o problema é que nem ele está acima das intromissões gramaticais estrangeiras, pois se não governar direito, ele sofre um impeachment.

Márcio Brasil
Enviado por Márcio Brasil em 14/10/2006
Código do texto: T264181
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.