ATITUDE

"Quanto mais eu vivo, mais percebo o impacto da atitude na vida de uma pessoa. Atitude, para mim, é mais importante do que fato. É mais importante que o passado, além da educação, além do dinheiro, de circunstância, que os fracassos, que o sucesso, do que as outras pessoas pensam ou dizem ou fazem. É mais importante do que a inteligência, aparência ou habilidade. Ele vai fazer ou quebrar uma empresa, uma igreja ou uma casa. " "O mais impressionante é que temos uma escolha a cada dia sobre a atitude que irá abraçar para esse dia. Nós não podemos mudar o fato de que as pessoas irão agir de uma determinada maneira. Nós não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é jogar na corda que temos, e que é a nossa atitude. " "Estou convencido de que a vida é 10 por cento o que acontece comigo e 90 por cento como eu reajo a isso. E assim é com você. Você está no comando de sua atitude."

Esse texto é maravilhoso, mas, se eu fosse o autor, talvez fizesse algumas ligeiras modificações. Provavelmente começasse com, quanto mais eu vivo, mas percebo a importância da ATITUDE e da HUMILDADE na vida de uma pessoa. ATITUDE e HUMILDADE, pra mim são mais importantes do que os fatos, mais importantes do que o passado, a formação, o dinheiro, as circunstâncias, os fracassos, o sucesso do que aquilo que as pessoas pensam, dizem e fazem. São mais importantes do que a aparência, dom ou talento. Elas irão construir ou quebrar uma empresa uma igreja um lar.

A coisa mais importante é que temos a escolha a cada dia sobre qual ATITUDE IREMOS ENFRENTAR ESSE DIA. Se teremos uma postura de superioridade e soberba, de inferioridade e subserviência, ou se teremos a postura consciente de que CADA SER HUMANO É ÚNICO E TEM O SEU VALOR, E QUE NINGUEM É MELHOR NEM PIOR QUE NÓS MESMOS..... E QUE PODEMOS REALIZAR TUDO O QUE PODEMOS REALIZAR.... CADA UM DE NÓS... CADA SER HUMANO... RICO, POBRE, INSTRUÍDO OU NÃO, GORDO OU MAGRO, BONITO OU FEIO... CADA UM DE NÓS É IMPRESCINDÍVEL.

Realmente não se pode mudar o passado, e nem podemos controlar a maneira de agir das outras pessoas, e há coisas que realmente estão fora do nosso controle, mas há coisas que estão em NOSSAS MÃOS, e é nosso dever para conosco, tomarmos as rédeas de nossas vidas, com ATITUDE E HUMILDADE. Com a consciência de que não há ninguém melhor do que nós mesmos. Mas também não há ninguém pior.

Algumas pessoas saem dos treinamentos com uma idéia fantástica de que O MUNDO É DELAS. E realmente ele é, mas é de TODO MUNDO também.

Saem “peitando” tudo. Quando eu fiz o treinamento, que realmente mudou a minha vida radicalmente para melhor, eu queria pedir demissão porque me pediram pra buscar um café. Um anjo que me impediu de fazer isso. (E às vezes penso que esse anjo precisou que alguém evitasse que ele fizesse bobagem também, e eu não fui competente o suficiente para conseguir impedir. Mas, coisas da vida.) Agente às vezes pode sair do treinamento com uma falsa idéia. Pilhados demais, sem chão demais. Daí começam os exageros e as injustiças, e é daí também, que começamos a quebrar a cara. Porque “viajamos na maionese legal”.

Eu sempre fui de observar mais do que falar... e observei tantas coisas. É uma “doidera”. As pessoas meio que esquecem quem são e quem esteve com elas durante a caminhada até então.

A partir do momento em que o outro não “viaja” junto pelo delírio pós TREINAMENTO, automaticamente se torna num ser SEM ATITUDE... e isso é praticamente uma sentença de morte, porque afinal de contas a atitude é “mais importante do que os fatos, mais importante do que o passado, a formação, o dinheiro, as circunstâncias, os fracassos, o sucesso do que aquilo que as pessoas pensam, dizem e fazem. É mais importante do que a aparência, dom ou talento.” Nessa ótica, ATITUDE é mais importante que BONDADE, que SINCERIDADE, que HONESTIDADE, que SIMPATIA, que ÉTICA, que HUMILDADE... na real... sob essa ótica, atitude é mais importante até que HUMANIDADE... mais importante do que a pessoa em si.

Daí, imbuídos dessa piração total, na nossa cabeça, o nosso marido que trabalha das 8 às 18 de segunda a sábado, e pega dois ônibus lotados pra ir pro serviço e dois pra voltar pra casa, e que ganha 800 reais, mas que paga as contas direitinho, brinca com as crianças, e nos olha com uma admiração quase canina, e que era o amor de nossa vida até então, passa automaticamente à condição de “um bosta sem ATITUDE que nunca vai ser nada na vida”. E claro... o que é que eu .... MA-RA-VI-LHO-SA... vou ficar fazendo com esse BOSTA... só ta atrasando a minha vida... mando ele à merda... eu tenho ATITUDE, e atitude sem duvida é mais importante do que AMOR.... e por que é mesmo que eu vou amar UM BOSTA SEM ATITUDE?

Ou então a nossa esposa, que sempre esteve do nosso lado, desde a época em que se juntava “cinquinho” de um e “cinquinho” de outro e comia dois “baguncinhas” com coca cola e tava tudo certo, alguém sempre pé no chão, séria, econômica, centrada, um belo dia comete a GAFE IMPERDOÁVEL E ABSURDA de nos dizer por exemplo que, não precisamos estender o limite do cheque especial, pra não corrermos o risco de utilizá-lo e nos endividarmos mais, ou que é desnecessário um terceiro cartão de crédito, ou ainda... nossa.. que horrível isso... a TV LED de 3000 reais mostra a mesma programação que a 20 polegadas de 400 reais que nós já temos na sala...rs... imagina.. essa MULHER SEM ATITUDE fica tolhendo os meus sonhos, não me apóia em nada, só me puxa pra baixo (ou será que é pra terra, não deixando que nos percamos?) enfim... eu não agüento isso, dou um pé na bunda dela, porque afinal de contas.. eu tenho ATITUDE, e atitude, sem dúvida é muiiiiiiiiiiiiiiito mais importante do que GRATIDÃO.

Ou então meu filho de 8 anos, magrela, desdentado e de óculos.. nossa... o moleque olha pra mim como se eu fosse um Deus (Deusa) e tudo que deseja na vida é ser como eu sou quando crescer. Mas... aff... o guri é uma merda no futebol, é ruim de matemática. Não importa que ele seja excelente em história ou redação, ou que daqui a seis ou sete anos vai se transformar num rapaz lindo. Não importa que o diário dele pode ser transformado num best sellers se alguém tomar consciência dele. Não importa que ele me ame mais que qualquer coisa nesse mundo. Esse garoto é um MERDINHA SEM ATITUDE... SE CONTINUAR DESSE JEITO NÃO VAI SER NADA NA VIDA. E eu o arraso, e magôo os seus sentimentos infantis, porque afinal de contas esse menino precisa ter ATITUDE, não pode ser um perdedor. Não se admitem perdedores nesse mundo... mesmo que daqui a dez ou quinze anos todo mundo vai estar “cagando” se ele era artilheiro no time da escola, se pegava todas as menininhas, se era fera nas notas, se era o bam bam bam... ou se era só o “nerd” que se escondia na biblioteca na hora do recreio. O mundo ta “cagando” pra isso, minha gente. Mas, eu me importo.. meu filho não pode ser um perdedor sem atitude... afinal de contas, eu sou MARAVILHOSA, eu tenho ATITUDE, e atitude é muito mais muito mais importante que BONDADE, COMPAIXÃO, AMOR.

E eu... bem eu... consigo e posso fazer o que eu quiser... A minha ATITUDE é praticamente um salvo conduto para todos os meus atos. Eu posso passar na frente e pegar aquela vaga do estacionamento que aquela senhora está esperando há 15 minutos, afinal de contas, quem mandou ela demorar dez segundos para acelerar e entrar na vaga? É sem ATITUDE. Eu tenho atitude. Ou então eu posso atravessar na frente do meu colega de trabalho e apresentar o meu projeto enquanto ele cria coragem pra apresentar o dele. O mundo é de quem tem ATITUDE. Ou ainda, se eu to afim daquele cara, ou daquela mulher.... ah mas ele/ela é comprometido(a) e o namorado(a) dele(a) é apaixonado(a) faz tudo por ele(a), traria as nuvens do céu se posse pedido. Será? AH! CLARO QUE SIM! EU QUERO ENTÃO EU VOU LA E PEGO, NÃO IMPORTA POR CIMA DE QUEM EU VOU TER QUE PASSAR. E AFINAL DE CONTAS NÃO É PROBLEMA MEU. É PROBLEMA DELE(A). QUEM É COMPROMETIDO(A) É ELE(A) E NÃO EU. Eu vou e pego, Se o outro entregar é porque é um babaca sem atitude mesmo... eu tenho atitude e eu posso tudo... porque com certeza ATITUDE é muito mais muito mais importante do que ÉTICA E HONESTIDADE.

Eu sempre achei que ATITUDE É IGUAL PIMENTA... se for na quantidade certa, realça o sabor do prato e o torna delicioso... mas se for em excesso, não há quem o coma....

Eu acho os treinamentos maravilhosos, que realmente transformam vidas numa rapidez impressionante, e pra sempre. São em dois ou três dias, o equivalente a anos de terapia. A minha vida se transformou da água pro vinho, e eu adoro ser parte disso, adoro a filosofia, adoro as pessoas, os amigos que fiz. Adoro participar. Infelizmente tenho pouca disponibilidade para fazê-lo. Mas acho que deveríamos refletir um pouco ao sair do treinamento. Nos lembrarmos de quem realmente somos, liberando de dentro de nós, os anjos que todos somos, e deixando bem trancadinhos, e sedados, os nossos demônios, com os quais realmente temos que conviver. Acho que deveriam colocar uma ancora na gente quanto a isso nos treinamentos motivacionais. Nos ensinar que EXCESSO DE ATITUDE É ARROGÂNCIA.... e que há outras palavras tão importantes quanto atitude, tais como ÉTICA, HONESTIDADE, BONDADE, DIGNIDADE, AMOR, PACIÊNCIA, SIMPLICIDADE, COMPAIXÃO, SERENIDADE, HUMILDADE.

Essas outras palavras podem até dar uma idéia de fragilidade. E quem as segue é o típico “babaca certinho amigo da natureza” Talvez os objetivos de quem pensa assim, demorem um pouco mais a ser alcançados... talvez não. Mas melhor é a ATITUDE de pagar limpo a quem eu devo, e receber justo de quem me deve. De estender a mão com fraternidade e igualdade a quem precisa de ajuda, e saber respeitar os limites alheios tanto quanto os nossos.

Tudo o que sei é que tudo tem a sua hora e o seu tempo. E nós somos predestinados ao sucesso, desde que saibamos que somos capazes de atingi-lo, e tenhamos coragem para perseguir nossa meta e persistência para continuar sempre a busca. Talvez exista mais uma palavra tão importante quanto atitude.... FELICIDADE. (Luciana Rodrigues)