Coisas de Mulher

Alguém de vocês já parou para pensar como é trabalhosa, dura e árdua a rotina das mulheres da atualidade?

Sim, pois a mulher de antigamente vivia básicamente dividida entre afazeres domésticos, educação dos filhos e cama e ah! Este último, via de regra, sob os lençóis e luzes apagadas.

Acredito que era uma vidinha um tanto pacata sem maiores ambições ou motivações. Depois ela simplesmente envelhecia e nada mais lhe era cobrado.

Será que já pararam para pensar como a vida da mulher mudou? Radicalmente? 360°?

Nem sei como hoje existem tantos homens transformando-se em mulheres. Será por vaidade, aquela vaidade que nos tortura e nos escraviza dia e noite ou será por uma questão fisiológica e psicológica?

Particularmente para mim, a rotina masculina sempre me pareceu bem mais atraente e simples também.

Ser mulher hoje em dia vai muito mais além de todos os dias ter de render-se, não sem sacrifícios, a uma imensa lista de itens a serem cumpridos, quase que diariamente, pois não se chega ao fim nunca, a não ser no dia em que fechamos eternamente nossos olhos.

Desde que acordamos nos impomos tais torturas que sequer percebemos, pois somos colocadas num embrólio que dificílmente conseguimos nos dar conta disso.

Quando se é jovem tudo ainda é mais fácil, pois precisamos apenas nos manter asseadas, depiladas ( pernas, axilas, virilhas lógico,sobrancelhas, buço e algumas vezes até barriga e braços, ufa!), uma maquiagenzinha básica, unhas esmaltadas e finalmente os cabelos: esse ítem é o verdadeiro terror para as mulheres.

Alguma de vocês já chorou por causa de um corte mal sucedido, ou algo parecido?

Fomos feitas todas com mil tipos de cabelos, mas já viram como nós nunca estamos satisfeitas com sua forma ou textura?

Se são encaracolados queremos lisos e se são lisos queremos cachos...

Sem contar que precisamos frenéticamente mudar suas cores naturais: louro é a preferência nacional, já observaram como existem brasileiras louras?

Ok, mas pensam que tornar-se loura é fácil? São horas e mais horas refém de um cabeleireiro para se chegar ao tom desejado e tem mais, muitas vezes não queremos apenas clarear os cabelos, mas também alisá-los, o que torna a tarefa ainda mais difícil e por ora perigosa...

Certa vez presenciei uma cena em que a pobre mulher, no sentido da palavra, tentava transformar suas madeixas pretas em louras a todo custo, resultado: o cabelo começou a sair fumaça e cair aos tufos!

Claro que o cabelo jamais ficou louro, no máximo um laranja dourado e olhe lá.

Eu mesma quando adolescente brigava todas as noites em frente ao espelho para fazer os tais rolinhos para cachear o que no máximo permaneceria ondulado até a primeira brisa.

Resolvi então fazer o tal permanente, que óbvio ficou muito esquisito e acabou com meu cabelo.

Toda essa guerra em favor de estarmos mais bonitas e jovens.

E quando já não se é mais tão jovem?

Aí, piramos e algumas vezes nos lançamos aos mais loucos artifícios para tentarmos nos manter de pé. Sim, porque tudo começa a cair literalmente.

Então, tornamo-nos ávidas consumidoras de cremes milagrosos, massagens, drenagens, botox, silicone nos mais variados e impossíveis lugares e até cirurgias mais invasivas como a retirada de costelas e outras coisinhas mais.

Tudo muito básico, claro!

E as academias? Será que alguém que se mata nas academias realmente se sente feliz?

Já viram os anúncios de quem pratica ginástica e musculação? Todos sorriem, como se fosse super prazeiroso aquele esforço todo.

Será que só eu acho um tédio ter de me submeter a horas e horas de exaustivos exercícios, em prol de não enfartar cedo e não me entregar a maldita força da gravidade?

Essa é a parte boa de ser mulher, afinal o que dizer sobre dedicar-se ao marido, aos estudos, à carreira, a dar a luz e finalmente e eternamente a educação dos filhos, heim?

Às jovens iniciantes no seu curso de mulher que lerem esse texto, não entrem em desespero, por favor, afinal se somos capazes de tantos feitos é porque fomos providas de coragem e determinação. E claro, uma pitadinha de vaidade nos fará muito bem no decorrer da vida.

Ainda assim posso dizer-lhes que tudo isso vale a pena, basta um pouco de sabedoria e confiança que desempenharemos o papel que a vida moderna nos designou.

Sejam sim vaidosas, bonitas, cheirosas, amigas, companheiras e principalmente lutadoras.

Afinal somos mulheres!

moly jean
Enviado por moly jean em 29/11/2010
Reeditado em 07/12/2010
Código do texto: T2644365