Imagem: Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli
Música: Preludio - Shubert

Para ouvir a música clique:
http://www.ocaminhodedavi.com/visualizar.php?idt=2659751


http://oficinadafelicidade.com.br

Inspiração e transpiração


O choro da criança, ao nascer, é a primeira inspiração de ar pelos pulmões e a primeira manifestação da inquietude humana. A partir desse instante, a mesma terá uma enorme missão pela frente: crescer, aprender e evoluir.

Nos primeiros meses de vida a criança experimenta uma quietude relativa que é quebrada, apenas, pelo choro. Com o passar do tempo ela ganha, de forma gradativa, a consciência e de forma gradativa, perde a inocência.

A inquietude é uma manifestação da consciência, que por sua vez, faz parte da mente humana. A criança ao nascer já possui a mente, mas, a consciência ela ganha com o crescimento.

A inquietude humana inicia no nascimento e termina com a morte. Embora, existem períodos da vida em que a inquietude se manifesta em abundância como na juventude e nas primeiras décadas da vida adulta.

A inquietude estimula a imaginação e a imaginação humana, além de ilimitada, é um poderoso instrumento de busca.

Através da busca o ser humano procura entender o universo e a si mesmo. Com a busca ele transcende o mundo natural, modificando-o e transformando-o.

A trilogia inquietude, imaginação e busca são molas propulsoras do ser humano. Elas são mecanismos importantes da mente e da racionalidade humana. Mas, a racionalidade não é o único instrumento humano para transcender o mundo natural. Tudo nasce da percepção, da intuição e da lógica.

A lógica é fruto da racionalidade, a percepção e a intuição nem sempre. O estilo de vida do mundo moderno estimula a lógica e embota a percepção e a intuição.

A percepção e intuição são instrumentos de uma mente evoluída e em estado de quietude. Para perceber o belo ou para abstrair as verdades da natureza e do universo faz-se necessário acalmar a mente. Após passar pelo crivo da percepção e intuição entram em campo a execução e a lógica como instrumentos do conhecimento e da racionalidade humana.

Toda grande obra humana passou pelo crivo e pela sequência: percepção, intuição e lógica. Nenhum artista cria ou nenhum cientista descobre e transforma sem seguir essa sequência.

Do mesmo modo que a inquietude estimula a imaginação, que é a mola propulsora do ser humano, a quietude é o repouso e a fonte de alimentação da mente humana. Podemos afirmar que a quietude é o nascedouro e que a inquietude é a execução e o acabamento de qualquer obra.

Popularmente ouvimos falar que toda obra é fruto da “inspiração” e da “transpiração.” A “inspiração” é a manifestação criativa da percepção e da intuição. Um átimo de uma mente calma e evoluída. Por outro lado, a “transpiração” é a execução daquilo que foi criado pela percepção e intuição. A “transpiração” exige conhecimento e persistência.

A transpiração é o calor que o corpo produz pela energia liberada no trabalho. Com o trabalho o ser humano luta pelos seus sonhos, edifica a suas obras, evolui e contribui para um mundo melhor.