Máscaras ...e palhaços!!!

Máscara ...e Mascarados!!!

A arte de mascarar é de longo tempo. Em muitas culturas encontramos o uso de máscaras utilizadas em festas carnavalescas, por uma só pessoa ou em grupos e quase sempre acompanhadas do som de músicas e dentro de um ritmo de dança. Os índios já usavam em formas de tatuagens ou pinturas pelo corpo e face, além de belas penas usadas como vestimenta e muitos adornos pelo pescoço, orelhas e cabeça.. Muitos conhecem o carnaval histórico de Veneza e Portugal com suas lindas máscaras e vestimentas que lembram ricos arlequins ou palhaços.

No Brasil é tradicional o uso de máscaras no carnaval, em fevereiro, como festa folclórica. Entretanto, em Pirinópolis, Goiás, ela é usada na festa do Divino Espírito Santo e faz parte da dança especial do mascarado. Do mesmo modo em Mato Grosso. Essas são as máscaras usadas em um tempo definido como modo de diversão.

Já o caso da figura graciosa de um palhaço aparece em qualquer ocasião e em qualquer tempo do ano.Existe o palhaço como profissonal que leva o riso a quem dele precisa cobrando é lógico pelo seu trabalho que em muitas vezes é realizado com o seu coração a chorar pela vida triste que leva.É o triste levando alegria com suas palhaçadas.

Entretanto, sabemos que é comum, no dia a dia, “ uso de máscaras” para se fugir de alguma situação embaraçosa ou constrangedora com o intuito de camuflar a verdade.E assim, percebemos muitos “mascarados” em nosso convívio.

E o que é, então, mesmo uma máscara?E o porquê de seu uso?É difícil se descobrir o que há por trás de uma máscara? Por que será que uma pessoa gosta de usá-la? Que motivos levam a esse comportamento?

Você já deve ter percebido que mesmo sem ter motivo festivo , no cotidiano encontramos muitos mascarados...e até nós somos obrigados, muitas vezes, a usar também de máscaras para esconder uma ou outra situação!!!É verdade mesmo, não?! Não vá dizer que você nunca usou de máscaras!?E quando você era criança quantas vezes abriu o berreiro afligindo a todos por uma situação não existente?Não é verdade?

Aí era só o início.

Na idade adulta todos nós usamos “mascaras” ,como uma espécie de defesa orgânica e como uma arma que toda criatura usa para dissimular, mesclar, essa ou aquela situação, para melhor passar.Essa é uma máscara permissível. Quantas vezes fingimos alegria quando internamente sentimos tristeza e melancolia?! Quantas vezes por evitar uma inimizade preferimos omitir nossa opinião?!Afinal não somos obrigados a mostrar nosso interior a todos. Compreendido?A máscara é como uma forma diplomática de agir. As próprias relações sociais e amorosas nos leva ao uso da máscara, de falsa aparência. como meio de evitar conflitos e de preservar amores, amizades. Elas são usadas premeditadamente ou espontaneamente, como uma exigência comportamental para se andar por um caminho mais fácil tentando a camuflagem de uma situação... uma estratégia de se evitar mal querência...embora não se consiga mentir para nossos corações.

Em geral ela é mais usada por pessoas de personalidade frágeis que não tem a coragem de mostrar aos outros a sua debilidade e nem a coragem para o confronto com a realidade dentro de padrões éticos. O confronto é muitas vezes perigoso e mais usado por pessoas de personalidade forte tendendo a resultar quase numa explosão. Já pessoas espiritualizadas e muito equilibradas descobrem meios apropriados para o enfrentamento da realidade sem o uso de máscaras.

O que não é admissível é o uso máscaras com o intuito de causar prejuízos a nós próprios e ao próximo. Essa não! Devemos ter a coragem de enfrentar a realidade quando for necessário e de se enxotar de nosso meio todo e qualquer tipo de “caras mascarados”...aqueles que aparecem para enganar os outros...vestidos de ovelhas, sendo um lobo...fingindo ser o que não é...

yedamsm
Enviado por yedamsm em 10/12/2010
Código do texto: T2663588