SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO.

Assisti a poucos dias, um excelente documentário no canal da Discovery, com o título: Síndrome do coração partido.

Fiquei surpresa com as descobertas científicas, sobre as nossas emoções, e as doenças que podem ocasionar.

Essa síndrome foi diagnosticada pela primeira vez em 1990, no Japão.

Hoje, se sabe que ela acomete em sua grande maioria, as mulheres. E quase todas de meia idade.

Interessante que na doença, o coração toma forma de um balão.

O estresse emocional é o grande vilão. Observou-se que, mais de oitenta por cento dos pacientes acometidos pela doença, foram expostos a algum tipo de estresse emocional. Como, uma notícia ruim sobre um familiar ou briga doméstica.

Assistindo ao documentário, lembrei-me de uma senhora, que perdeu seu neto de 14 anos, para o câncer.

Eu, a vi, acompanhar todo processo triste da doença do jovem, esteve sempre ao lado dele no hospital. O tempo que duraram as internações e as três cirurgias, a que o rapaz foi submetido. Lá estava ela, ao lado dele.

Sempre doadora, generosa, voz doce, mãos carinhosas.

Mas, mesmo com todos os cuidados e recursos disponíveis, o jovem voltou a verdadeira pátria de origem.

Nessa hora a bondosa avó adoeceu !

Hoje lendo um pouco mais sobre essa síndrome, percebi, que ela foi uma vítima, sem dúvida, dessa doença.

O estresse emocional que viveu, foi demais para essa amorosa avó.

E seu coração partido, adoeceu gravemente.

Precisou ser hospitalizada, logo após a morte do neto, com sérios problemas cardíacos, sendo que até aquele dia, tinha seu coração muito saudável.

Ela se recuperou.

Tive a oportunidade de vê-la, e ela me disse: "meu coração estava partido, ele chorava tanto, que adoeceu gravemente"

Ela fez o auto diagnóstico correto !

Lenapena
Enviado por Lenapena em 13/12/2010
Reeditado em 13/12/2010
Código do texto: T2668852