Alegria do Cascão é falta d'água!

Trechos de notícia sobre falta d'água por três dias na minha cidade: "Devido ao rompimento de um trecho da adutora, na tarde de domingo, a cidade está sem água.(...) A normalização do abastecimento somente ocorrerá na quarta-feira. (...) É imprescindível que a população utilize água somente para tarefas essenciais. A orientação é para não lavar calçadas, quintais ou veículos porque a normalização do abastecimento ocorrerá somente na quarta-feira."

---------------------------------------------------

Viva! Viva Nossa Senhora Aparecida! Um acidente, uma exceção e, com isso, um mísero pingo de esperança aumenta de tamanho e já enche uma colher de sopa!

Agora, com estes poucos, porém importantes dias que a água não vai passear pelos canos, faço figa, giro as mãos para reforçar o ritual, dizendo a palavra "consciência" dezessete vezes!

E se eu fosse o japa(1), eu juro, amiguinhos, juro pelo arame que amarra a minha havaiana direita arrebentada, que eu encarnaria um Stalin ou um Mussolini e fecharia o registrão da água da cidade por UM MÊS.

Aí os personagens tragicômicos e desmiolados do desenhão animado feito pelas ruas desta cidade não teriam como transformar suas mangueiras em "vassouras d'água", arma de fazer capotar pra sarjeta e pro bueiro folhinhas secas e cocô de cachorro.

E o povo que adora banho de meia hora ia ter que se virar com cinco minutinhos minguados equilibrando-se dentro da bacia. E quem adora dar umas no banheiro, com chuveiro ligado, iria deixar de foder com o outro para, no sentido figurado, se foder! E eu quero ver o que ia ser dos goiabas que deixam a água fugir da boca da borracha enquanto ensaboam o carro, embaçando, se sentindo o próprio Portinari reencarnado fazendo arte com sabão no capô, desenhando formas foscas em relevo.

Bem-vindos, meus caros, ao pesadelo da realidade! Bem-vindos à comédia da sobriedade!

E quem tá emputecido com a situação ou com este texto, escute atentamente o meu pedido: vá tomar banho! (se não der agora, semana que vem, então).

[Gabriel, 14-12-2010]

......................................................

Nota:

1. japa: forma carinhosa que chamo o Prefeito, descendente de orientais.