Contagem regressiva

Ainda há tempo, acalme-se, respire fundo, conte até seis. Inspire, expire, isso, assim, pense bem, articule melhor as ideias e perceba que ainda há tempo de rever o que faltou fazer, realizar, consertar, que caiu no esquecimento ou no comodismo.

Aquelas coisas que tanto planejou, lembra, aquelas que sempre ficavam para depois e acabavam fazendo a diferença: um bilhete para um amigo, responder ao e-mail, a lembrança do aniversário, o aniversário de casamento...

Quantas listinhas de coisas foram feitas como lembretes e mesmo estes lembretes foram esquecidos, jogados no bau do depois, porque sempre há tempo...

Agora é o momento. Abra sua agenda, vasculhe bolsos, bolsas, a sua memória, o seu coração, olhe dentro de si e procure ver nos esconderijos mais secretos. O que na verdade você quis fazer e não fez?

Ainda há tempo. Sempre há tempo de realizar o que desejamos de verdade. Faça de si o espelho de você mesmo. Se veja imaginando a si no tempo da lembrança e das coisas que poderiam ter sido difetentes, ter enchidos seus olhos de esperança e o coração de maior alegria. Perceba nas peças do quebra cabeça que é você, a peça que ainda não foi encaixada, que necessita de ajuste ou de ser trocada.

Aqueles amigos que há tanto tempo devemos uma visita. Lembrar do passado, das aventuras, dos momentos vividos e dos sonhos, aqueles amigos tão importantes para o nosso desenvolvimento. Os amigos dos dias nublados e das descobertas da vida, das brincadeiras de rodas ou mesmo do recreio da escola, dos tempos que nos juntamos para fazer a vida ou ser vida nos gestos mais infantis, como pregar chiclete no cabelo um do outro ou fazer barquinho de papel em dias de chuva.

Chegamos até a trocar celulares, prometemos manter contato, e a correria, os filhos, o marido, a esposa, a faculdade, a conta da luz, a recuperação dos filhos, as desculpas, quantas desculpas inventamos diariamente para nos mantermos afastados do convívio daqueles que na certa fazem a diferença em nossa vida.

Foi planejada a reforma da casa, a nova cor do terraço e as luzes do enfeite, se tudo no conjunto estava em harmonia ou se era necessário um retoque final, lembra? A árvore armada no canto de sempre e debaixo o espaço para os presentes, quantos presentes e a necessidade de remissão...

A lista foi feita? Aumentou algum nome? Algum ser havia nascido neste ano, muitos agregados? E quantos deixaram espaços vazios? Já anotou o nome de todos ou tudo ainda está por fazer? Acalme-se, espere mais um tempo, ainda há tempo, sempre há...

Há tempo da gente se refazer, redesenhar, fazer o contorno ou inventar novo risco. Nunca é tarde para pensar no bem que podemos fazer a nós a partir do que proprocionamos aos outros.

A contagem já começou a ficar regressiva, mas você pode fazer a diferença, ser a diferença e estar na diferença na vida de alguém.