Dando na Web

**************************

O mundo editorial devia estar comemorando o advento de conteúdo novo na grande rede de computadores. Cada editora devia se dar ao luxo de publicar as melhores crônicas, os melhores textos e as melhores sacadas da web. Premiando escritores e modificando a configuração inerte desses textos soterrados pelo vazio fabricado pela quantidade excessiva de textos na rede. Trata-se de saber se tal possibilidade se tornou inviável diante da burocracia autoral.

Quando a minha futura revista em tamanho tablóide intitulada “Deu na Web” chegar em todos oa lares será a primeira iniciativa de peso capaz de revelar a contradição moderna virtual das publicações massivas: elas não chegam ao papel e se perdem longe do interesse geral.

Vejo as pessoas festejando a marca do milésimo texto postado e outras delongas como um gol formidável. O fato apenas esconde a incapacidade que temos para imprimir arquivos postados. Quanto mais você escreve na web, menos disponível fica para o próprio bolso a agradável tarefa de ter em mãos o próprio livro impresso e publicado.(Isto não é válido, é claro, para miliardários escritores).

No geral o que temos é a ilusão de alcance de nossa mensagem. O arquivo pulicado logo cai num fosso profundo onde moram os arquivos guardados. Bem longe dos ambientes onde deveriam circular por mais tempo. Na verdade o mercado editorial publica muito pouco os novos desde José de Alencar. Tende a reunir um nicho de heróis que passam a gozar privilégios de reconhedimento público. É uma maneira de evitar o encalhe das tiragens. Para evitar tal situação os novatos deviam demonstrar as editoras o novo caminho de suas páginas previamente cheias de anúncios virtuais. Espécie de caminho pré-pago no campo da publicação a que ninguém tem direito.

Devia existir uma lei Tiririca rezando o seguinte: toda página reune em si mesma um fundo, uma conta em real. Diferente dessa de mentirinha como as atuais. Creio que os escritores modernos estão dispostos a se rebelar contra esse ambiente estanque da “literatura de arquivos tateados” no campo calado desse mecanismso gelado. Até agora inexiste política para alimentadores de conteúdo.

Deu Na Web seria a minha publicação conjunta, espécie de encarte virtual, página com direito a revista espalhada por todo Brasil e o mundo, via postal. Espero que a empresa Google me procure para lhes mostrar o quanto esta forma de distribuição de renda pode tornar feliz a humanidade. Que todo usuário dever ter direito a alguma parcela sobre os anúncios. E os ecritores direito a "livros" ou "revistas" de apoio.

Tenho certeza de que você leitores acabarão por compreender uma nova maneira de Dar na Web. Textos em geral.

************************************

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 18/12/2010
Reeditado em 09/09/2011
Código do texto: T2678793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.