O NATAL ESTÁ "PRESENTE"

“A Igreja, os políticos e o capital fazem da crendice uma grande fonte de renda”

Penso que todo país tem um vermelho na folhinha para comemorar seu herói. O nosso é Tiradentes que foi enforcado porque era contra o “quinto” da Coroa Portuguesa. Imaginar que nenhum brasileiro dá um pio contra os cinquenta por cento que nossos governantes cobram sobre nosso ganho...

Deixa para lá, o Natal está presente...

Ao imaginar que Jesus Cristo é o único ídolo revolucionário mundialmente conhecido, penso que o capital pegou Jesus para Cristo.

O espírito natalino, que me perdoem pessoas que engajam esse espírito, me deprime de tal forma que fico é muito triste pelas desigualdades sociais.

Esquecendo o olhar comprido de uma criança pobre...

O Papai Noel dos tempos capitalizados esqueceu-se da chaminé e desce é de helicóptero, com sacos e mais sacos de ilusão que é muito pior para os filhos de pais menos abastecidos. E é uma cadeia sem fim... De amigo “oculto” a presentes como forma de compra de sentimentos, o Natal se banalizou, se tornando um consumismo sem sentido. Mais vale a falsa alegria das compras de que olhar o irmão do lado; ninguém sabe, ninguém viu...

Um pai, depois de ver seu salário mínimo surrupiado por esses empréstimos consignados, que só enriquecem mais os banqueiros, porque sua mulher queria uma televisão, uma geladeira... Depois de descobrir que não podia dar um presente ao filho resolve improvisar: Vai num pé de bambu e arranca umas lascas que juntando a alguns papéis, faz uma pequena pipa que alinhadas por linhas de anzóis emendadas, achadas na beira do ribeirão de esgoto, enroladas numa lata de cerveja jogada também por lá, vê um pequeno sorriso do filho no dia do nascimento de Jesus Cristo. Mas o dia vai passando e vai aparecendo pipas maiores, maiores... Aparece um primo traficante trazendo seu filho numa bicicleta roubada, aparece um pequeno avião no céu dizendo que se for “Ficha limpa”, a magazine tal vendia para começar a pagar só depois do carnaval...

Tal como o filho e a maioria das festanças, o pai foi embora sem cantar parabéns para você, no dia do aniversário de Jesus. Pelo menos ficou alegre quando chegou em seu barraco porque sua simples mulher só queria comer um “peru”, coisa rara nas casas mais abastecidas...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 18/12/2010
Código do texto: T2678822
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.