CRÔNICA #045 - LIGANDO AS ESTRELAS PONTO A PONTO

Uma das coisas mais fascinantes que eu achava quando menino, e ainda acho depois de crescido e maturado, era observar o céu a cada noite. Que espetáculo mais belo! Com o tempo percebi que certas estrelas não estavam lá e só apareciam depois de seis meses. Perguntava-me, “Por que?”

Fui percebendo que elas continuavam lá, mas devido ao movimento de translação, elas iam mudando o horário de entrar em cena. Era como se elas, tal qual a lua, tivessem um certo atraso no seu aparecimento e juntando-se isso no dia a dia, ultrapassava as 12 horas. Assim, quando elas nasciam, já era dia, e o sol não permitia a sua visualização. Em compensação outras estrelas e constelações começavam a mudar o cenário celestial. Dá pra entender agora porque até mesmo o Cruzeiro do Sul sai de cena em certos períodos do ano?

O seu brilho cênico, pelo menos, mesmo sem iluminar, faz-nos desfrutar de uma beleza sem par. No despertar de minha vida, quando criança, eu me deliciava em brincar de "ligue os pontinhos", ao ver as estrelas como mais um desafio para descobrir qual desenho iria formar.

Também descobri a valorizar mais ainda o nosso Criador. Um dia, resolvi aprender Astronomia. Uma ciência fascinante. A ciência do provável improvável, mas de cálculos precisos. Uma ciência que exige mais fé do que conhecimento. Grandes probabilidades, pautadas em emaranhados cálculos que envolvem medidas de antagônicas grandezas, desde, ao ínfimo Ångström (0,1 nanômetro) a um ”escanchilhão” de 1 ano luz (1 ano luz = 9,4605284 × 10 elevado a 12 quilômetros (9.460.528.400.000 Km). Desisti. Era algo muito grandioso para estudar sem material nem instrumentos.

Senti-me um nada diante dessa grandeza imensurável. Deus é maravilhoso! Ele é o nosso Deus. Esse é o Deus que nos ama e cuida de nós nos mínimos detalhes. Mas também aprendi algo. Deus não faz o possível por nós. Isso podemos fazer sempre. A especialidade d'Ele, em favor do Seu povo, é remover o impossível de nós para que façamos a Sua obra em tempo e fora de tempo.

Deus abençoe a todos!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 19/12/2010
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2679898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.