Tela de Raymond Piper (Imagem do Google)
 

   A beleza da favela
 

 
  A rua principal subia num serpenteio sem-fim, até onde a vista não alcançava mais. E lá no alto se viam as pipas multicoloridas, com suas rabiolas soltas ao vento, investindo no vazio do céu, soberanas. Do alto do cruzeiro avistavam-se as pequenas construções, algumas sem reboco, outras mais bem-acabadas, parecendo escalar as escarpas do morro. De longe se sobressaíam muitos terraços; muitos varais plenos de roupas. Às vezes uma ou outra morena se aquecendo ao sol. As vielas num vai-e-vem ininterrupto; um sobe-e-desce humano, tal como um enorme formigueiro. À distancia não se percebiam os odores fétidos dos focos de esgoto, aflorando ladeira abaixo; tampouco os impropérios ditos pelos ébrios, freqüentadores dos bares de esquina. De longe as crianças pareciam felizes. De longe não se divisavam os “gatos” feitos sobre a rede elétrica e os ônibus e Vans piratas pareciam confortáveis. De longe não se percebiam o choro convulsivo que às vezes emanava daquelas paredes de madeira velha; choro sentido de mãe, de avó... Diante da realidade crua. 
   De longe a favela era bela, tal qual uma tela de Portinari... 
Max Rocha
Enviado por Max Rocha em 21/12/2010
Código do texto: T2684188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.