JOGOS DE INFÂNCIA - Barra Bandeira/ Bola Queimada/ La Coxia

BARRA BANDEIRA:

O local da batalha é semelhante à quadra de tênis.

O objetivo do jogo é atravessar o campo do inimigo e trazer para seu lado a bandeira que o representa sem ser alcançado.

Os que vão sendo pegados têm que esperar a partida acabar para poder participar novamente.

Essa bandeira pode ser um galho de qualquer planta, a camisa de um dos jogadores, o chinelo...

BOLA QUEIMADA:

O desenho do campo é o mesmo, mas o objetivo é eliminar os adversários atingindo-os com a bola lançada em sua direção que batam em seu corpo e não sejam agarradas.

Os lançamentos são feitos exclusivamente com as mãos.

Na medida em que vão sendo atingidos, os adversários vão para trás do lado oposto. Nesse momento podemos jogar a bola por sobre os adversários para que nossos "amigos" também tentem atingir os “inimigos” que ficarão entre dois fogos, sendo ameaçados ora pela vanguarda ora pela retaguarda.

Tanto na Barra Bandeira como na Bola Queimada, vencerá a turma que conseguir neutralizar o maior número de adversários.

LA COXIA:

Todos sentados no chão formando um grande círculo. Um dos jogadores pega a “peia” (pode ser um galho, o chinelo, o cinto, etc.) e corre em volta enquanto os demais dizem diversas vezes em coro:

Corre, corre La coxia,

Quer, de noite,

Quer, de dia.

Numa dessas voltas, a “peia” deve ser deixada atrás de um dos que estão sentados.

Se o “La coxia” conseguir dar a volta completa, pega a peia novamente e bate com toda força no incauto que não reparou que a peia tinha ficado atrás de si e nesse caso esse será o próximo “La Coxia”.

(Continua em Pião/ Bola de Gude/ Boca de Forno/ Papagaio)