Vai ser injusta só porque são injustos com você?

Nem me lembro de quando foi a primeira vez que ouvi a afirmação de que o mundo é machista, que os homens levam vantagem injusta em tudo sobre as mulheres. Dizem que as crianças ouvem tudo dentro da barriga da mãe. Talvez possa ter sido, então, no momento do meu parto, com minha mãe suando e forçando, dizendo:

- Oswaldo, desgraçado! Da próxima vez, ou você vem aqui dar a luz ou esse será nosso último filho!

O fato é que fui o último filho deles. O quarto e último.

Realmente as mulheres têm argumentos para dizer que os homens são privilegiados socialmente em relação a elas. Por exemplo: o mesmo termo, empregado em gêneros diferentes, mesmo que para ofender, sempre tem significado pior para as mulheres. Vejam só:

HOMEM VAGABUNDO: que não trabalha; MULHER VAGABUNDA: puta.

HOMEM GALINHA: o bonzão que sai com várias mulheres; MULHER GALINHA: puta.

HOMEM CAVALO: que responde rispidamente; MULHER ÉGUA: puta.

HOMEM CACHORRO: que tem atitudes indignas; MULHER CADELA: puta.

E não é só na denominação que há injustiça com o gênero feminino.

No trânsito, sempre que alguém faz barbeiragem, seu carro pode até ter os vidros escuros, mas o do outro carro diz:

- Tinha de ser mulher mesmo!

Às vezes, até elas são injustas com elas:

- Tinha de ser mulher mesmo!

- Ué! Você também é mulher.

- Mas eu dirijo bem, oras!

Acredito que essa discussão de homens versus mulheres nunca acabará, pois existem sim diferenças entre os sexos e sempre serão lembradas (e distorcidas!) em favor do gênero que argumenta.

Entre os 13.578 argumentos injustos da sociedade que favorecem os homens, tem um feminino muito injusto que favorece as mulheres. Na verdade não é beeem favorecimento, e sim autoconvencimento para que não se sintam por baixo na hora de um fora.

- E aí, Mariana, o que deu no rolo com o Paulo?

- Ah, eu praticamente me joguei nos braços dele e ele veio com um papinho de que me considera muito mas que quer ser só meu amigo.

- E aí?

- Ah, meu bem, acho que ele não gosta da coisa

- Ai, amiga, também acho, viu! Afinal, você é um mulherão!

Ou seja: se a mulher dá um fora no cara é porque ela não está a fim, mas se o cara dá um fora nela é porque é viado! Ô injustiça!

Sou viado porque não gostei daquela combinação de mau hálito, pés unhudos, dentes tortos e roupas cafonas? Devo ser viado também porque me incomoda aquela garota que fala "poblema". Ou por causa daquela outra que rói as unhas... dos pés!

Ora, posso simplesmente não ter tido afinidade de gostos com a garota. Talvez os tais "sininhos" não tenham tocado na hora em que nos conhecemos. Hoje, mais maduro, penso assim.

Mas, há muito tempo, já aconteceu de uma garota se insinuar descaradamente para mim e, para não parecer viado, fiz o que qualquer homem naquela situação faria: encarei aqueles noventa quilos bem distribuídos em um metro e sessenta. Foram momentos que não cabiam no meu abraço. Ela também não cabia.

Hoje não mais me importo se pensam que jogo no outro time só porque dei um fora em uma garota. Tento, ao máximo, ser legal com ela, explicar direitinho os motivos (ou escondê-los para não magoá-la).

Meninas, quando levarem um fora de um homem, pensem em vários amigos seus. Enumerem em suas cabeças o porquê de vocês não quererem um relacionamento com esses rapazes. Talvez vocês pensem:

"Ai, o Tadeu não! Ele tem aquele tique que me incomoda. Não vou conseguir falar, enquanto ele morde a ponta do bigode!".

"Hum... O Leandro é bonito, inteligente, agradável... mas é muito baixinho".

"Hum... O Luciano é bonito, inteligente, alto... mas é muito desagradável".

"Hum... O Leonardo é bonito, agradável, alto... mas é muito burro".

"O Josh é perfeito pra mim! Mas, não sei o motivo, não sinto atração por ele.

Aí você talvez entenderá que afinidades entre um casal são uma loteria em que devemos sempre apostar, mas nunca desanimar se não acertarmos a combinação correta. Não precisa tentar se convencer de que o outro é o problema; e nem de que você é o problema. São apenas incompatíveis.

Se vocês, mulheres, prometerem pensar em não dizer que o homem é viado só porque vocês levaram um fora, eu prometo tentar convencer os homens de que os 13.578 argumentos socialmente injustos contra as mulheres... Hum... 13.578? Ah, é muita coisa! Eu não vou dar conta!

Nem por isso vocês continuarão injustas nesse quesito só porque eles são injustos com vocês. Mostrem superioridade. Uma hora esses 13.578 baixam para uns 9.357...

Mais crônicas no site www.toquesparamulheres.com