Arte imitando a vida

Ver a morte do personagem de Tony Ramos em Passione pode nos chocar um pouco porque sempre esperamos que os vilões sejam punidos e os heróis sejam recompensados após tanto sofrimento nas mãos dos maus. Muita gente deve ter dito: "Mas, depois de tanto sofrer, Totó morre?" Um fim triste, realmente, mas previsível e realista. A triste morte do personagem nos mostra que não somos automaticamente recompensados por ser bons e, nem sempre podemos esperar gratidão dos que recebem nossos benefícios. É terrível, mas é a verdade. Não deveria ser assim, mas é. O personagem era bom e íntegro mas foi, com a licença da palavra, um perfeito otário. Isso nos ensina que não basta sermos bons e decentes para que tudo dê certo em nossa vida. Temos que aprender a nos defender e não ter pena de gente mau-caráter porque, na primeira oportunidade, eles dão o bote.

Outro bom exemplo dado pela novela de que não devemos confundir bondade com ingenuidade é o de Kelly, cuja avó tentava explorar sexualmente. No final, a menina teve pena e intercedeu para que a avó saísse da cadeia. Qual foi a gratidão da velha? Tentou vender a neta para conseguir dinheiro, provando que não tinha nenhum sentimento de decência ou de amor pela neta.

Infelizmente, nós sofremos muito nesta vida. Quantas pessoas se aproveitam de nós, fazem-nos de idiotas e ainda são capazes de tentar conquistar nossa compaixão? Precisamos entender que, quem é mau-caráter nunca mudará e, se formos otários, seremos vítimas dessas serpentes venenosas que são incapazes de reconhecer o bem que lhes é feito. Não devemos, obviamente, pagar o mal com o mal, mas temos que estar preparados para o fato de que nem sempre o bem será pago com o bem. Temos que nos proteger e entender que ser bom não significa ser idiota.