VIAGENS DE FÉRIAS

Lêda Torre

Desde minha infância, se tem uma coisa que gostava e gosto até hoje, é de viajar. Quando entrávamos de férias escolares, eu costumava ficar imaginando que lugar eu iria daquela vez. Normalmente eram cidadezinhas do interior, onde tínhamos parentes; interiores esses, muitos simples povoados, sem estrutura de cidade, mas era gostoso passar dias por aquelas pairagens.

Achava muito engraçado alguns lugares que cheguei a conhecer, cujos nomes eram engraçados, como: Pulga, Mosquito, Frasco Quebrado, Jatobá, Maravilha, Saco, Cachimbos, Sítio Seco, Santa Fé, Buriti Bravo, São José dos Basílios, etc. Mas tive também a oportunidade de conhecer cidades exuberantes como a cidade do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luis, Brasília, Teresina, Santos, Imperatriz, Recife, Feira de Santana, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Registro - SP, Jequié, Mariana – MG, e tantas outras que não lembro, pois onde havia um parente, sempre que dava certo eu ia passar férias. Achei tudo lindo, e sempre fazia meus diários de viagem, onde os guardo até hoje, com carinho. Ali estão registradas muitas lembranças da minha infância, adolescência e juventude.

Eu, na minha tenra idade, vivia sonhando com esses lugares, pois se chegassem as férias e eu não viajasse, não eram férias, ainda que fosse naqueles povoados simples, e o engraçado é que naqueles povoados pequenos, eu andava com os parentes léguas e léguas. E não reclamava. Andávamos numa boa, que nem percebíamos a distância nem tampouco os percalços da caminhada; e o bom humor sempre imperava, era impressionante, que tudo que fazíamos era com prazer.

Numa dessas viagens de férias numa cidadezinha São José dos Basílios, nunca esqueci, foi que naquele lugar tem umas nascentes, e que cena ver aquelas fontes brotar águas tão cristalinas de dentro do chão! E, as pessoas não tinham essa de depredar o meio ambiente. Ali se percebia a beleza da natureza; e à noitinha íamos eu e minhas primas para a pracinha ver os rapazes bonitos do lugar, e havia muito. Ficávamos muitas vezes, flertando, como era legal aquele tempo!

Todos os dias era aquela rotina, pela manhã bem cedo íamos para aquelas fonte buscar água, encher as vasilhas da casa, os tanques e pela noite, a “voltinha” par apreciar os “pães” do lugar, era assim que se chamava os rapazes, o que hoje se chama gatinhos. Tenho sempre estas lembranças na minha saudade.

_____________São Luis, 21/10/2009_________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 29/12/2010
Reeditado em 23/06/2021
Código do texto: T2698517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.