Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CRESÇA E APAREÇA

Eu me lembro de quando era criança ter ouvido muitas vezes esta frase: Cresça e apareça. Eu era bem baixinho e por vezes queria mostrar aos mais velhos alguma habilidade ou idéia que eu achava interessante. A resposta deles era sempre: Cresça e apareça. Eu pensava que na adolescência iria crescer e aí iria mostrar a tais idiotas o meu valor.
A adolescência é o período da vida humana que sucede á infância, começa com a puberdade e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas. No meu caso passei por certas mudanças corporais, mas não tive mudanças na estatura. Continuei sendo baixinho. Aos dezenove anos fui recusado na inspeção militar por medir apenas um metro e cinqüenta. Mais ou menos nessa época me apaixonei por uma linda garota de nome Elisabete. Ela era morena, seu cabelo negro lhe dava pelos ombros. Ela tinha dezessete anos e media pelo menos um metro e setenta.
Quando me declarei a ela a resposta foi inevitável: Cresça e apareça!
Estes episódios da minha vida me fazem lembrar que o importante não é a estatura ou a beleza da pessoa, mas o que ela é como pessoa. Vou falar aqui de uma passagem bíblica que mostra exatamente isso.
Foi no tempo do profeta Samuel quando os filisteus oprimiam o povo de Israel. Deus mandou o profeta ir a Belém á casa de Jessé que era pai de oito filhos e ali tinha de ungir a um deles como o futuro rei de Israel.
Vejam então o que sucedeu como se relata em 1 Samuel 16:5 - 12:
 - Então ele santificou a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
 E sucedeu que, ao entrarem e ele avistar a Eliabe, disse: Certamente está perante Jehovah seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém Jehovah olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este Deus tem escolhido. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: Jehovah não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos para a refeição até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse Jehovah: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre de óleo, e ungiu-o no meio de seus irmãos. E o espírito de Jehovah começou a tornar-se ativo em Davi daquele dia em diante.
Como se vê aqui, Deus escolheu aquele a quem o próprio pai não achava que seria o escolhido. Ao contrário de seus irmãos que eram já homens feitos, Davi era apenas um insignificante rapaz. No entanto Deus escolheu Davi porque conhecia bem o sei intimo. E sabemos bem o que ele foi como homem e como rei. Estou querendo mostrar ao adolescente que não se deve importar com o preconceito da parte de quem talvez o repudie por causa da sua aparência. Não importa que seja negro ou pobre, alto ou baixo, feio ou bonito, o importante será sempre o que você é no intimo.
Para que mais tarde seja um homem de verdade é importante aproveitar este período da sua vida para aprender a ser alguém de bem.
Devido á minha experiência na vida eu quero mostrar ao adolescente alguns passos para isso:
Primeiro:
- Ao invés de considerar os seus pais como repressivos demais, aceite a sua disciplina. Eles te amam e só querem o melhor para você. Se seus pais se preocupam com o tipo de companhias que freqüenta, escute-os porque até a Bíblia diz em 1 Cor. 15:33: Não vos enganeis. Más companhias estragam hábitos úteis. Esta é uma verdade fundamental, pois as prisões estão cheias de jovens que se deixaram arrastar pelas más companhias.
Seja prestimoso e esteja sempre á disposição para ajudar na família.
Quando o seu pai (ou sua mãe) está fazendo algum trabalho ofereça-se para ajudar. Decerto vai aprender muito com ele.
Segundo:
 - Mostre respeito á sua mãe e ás suas irmãs. Isto servirá para mais tarde você saber respeitar sua esposa e filhas. A sua prospectiva noiva verá como será tratada por você na maneira como lida com a sua mãe e irmãs
Terceiro:
 - Quando tiver um problema nunca se confie aos seus companheiros da mesma idade ou a estranhos á família. Apresente sempre os seus problemas aos seus pais eles são sempre os seus melhores conselheiros. Nunca esqueça, eles te amam muito!
Quarto:
 - Quando seus amigos lhe oferecerem algum tipo de artifício para solucionar seus problemas, não aceite. O uso de tabaco, álcool ou drogas, mesmo as mais inofensivas, podem deixar traços indeléveis na sua vida. O excesso de drogas mais duras pode matar.
Quinto e último passo:
 - Seus amigos poderão chamar você de fraco se não seguir o exemplo deles.  Por isso poderá se sentir rejeitado pala turma. No entanto se você rejeitar o que é mau, aí sim, você mostra que é forte. Lembre-se também que você é você e não eles. Cultive uma personalidade impar: A SUA!
Sobre isso eu tenho um poema escrito que gostaria de te oferecer:

SEJA VOCÊ
Hoje tudo se imita
Jóias, roupas, artistas.
Em especial a juventude
Adota logo a nova moda
Até que ela não mude.

Maneiras à nossa roda
São fáceis p'ra imitar
E nos deixamos levar
Deixamos de ser nós.
Eu digo a todos vós:
Não se deixe controlar
Pela onda passageira
Do que outros pensam.
Viva à sua maneira!

Para viver à sua maneira.
Não queira ser outra pessoa.
Seja ela má, seja ela boa.
Seja sempre único, você!

Verdade que alguns tentam
Controlar a sua vida
Deste ou daquele modo.
Para isso tudo inventam.
Seja bem firme e viva
Segundo o seu modo
Naquilo que você é,
E outro nunca seja.
Seja o que deseja,
Seja sempre você!

Cultivar uma personalidade impar implica aprender a conhecer a si próprio, os seus defeitos e suas qualidades.  Todos nós somos imperfeitos e como tal desde jovens temos tendência a desenvolver certos defeitos.
Um deles é o orgulho.
Se você se achar mais importante que um seu semelhante.
Se quiser que as coisas saiam sempre do seu jeito.
Se achar que não precisa de ninguém.
Isto é orgulho.
Outro é a inveja e o ciúme.
Se estiver achando que seus pais amam mais o seu irmão caçula que você, isso é ciúme.
Se no colégio um dos seus colegas tem sempre dinheiro com ele e você não, ficando com raiva dele por isso, aí está com inveja.
Estes são apenas uns exemplos dentre muitos para ajudá-lo a evitar essas más qualidades.
Por outro lado cultive a humildade a honestidade e o amor ao próximo.
Ser humilde é considerar os outros superiores a você e sempre pedir desculpas se por ventura os ofendeu em algo.
Ser honesto é evitar a mentira e saber admitir seus erros e tentar corrigi-los.
Amar o próximo é ter respeito pelos outros, ajudá-los quando tem necessidade e nunca os rebaixar.
Outro ponto importante para o seu desenvolvimento intelectual é cultivar bons hábitos de leitura. O vídeo game bem como os programas de televisão não substituem a leitura de um bom livro, como afirmou certo escritor: A BOA LEITURA ENRIQUECE A ALMA E O ESPÍRITO!
Sobretudo a leitura da Bíblia enriquece o espírito. A Bíblia não deve ser lida como um romance, mas por temas. Por exemplo, você escolhe os temas orgulho e humildade e aí vai ler os textos que falam sobre esse assunto.  O mesmo vale para história bíblica, doutrina bíblica e tudo o mais. Uma tradução recente da Bíblia com referências é muito útil neste respeito. Eu recomendo a Bíblia Sagrada Versão Brasileira de 1947.
Se realmente desejar ser alguém na vida mais tarde, aproveite bem a adolescência para crescer em sabedoria e inteligência.
Eu posso dizer que fiz isso e deste modo pude calar a boca a quem me dizia: Cresça e apareça.
Por isso amigo jovem agora é o tempo para você crescer em todos os sentidos afim de mais tarde aparecer como um verdadeiro homem que será o orgulho dos seus pais.
Acima de tudo alegrará o coração do Pai do Céu como diz Provérbios 27:11:
- Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu possa replicar áquele que me escarnece.
Victor Alexandre
Enviado por Victor Alexandre em 23/06/2005
Código do texto: T26996
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Victor Alexandre
Bélgica, 72 anos
274 textos (86449 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:54)
Victor Alexandre