NASCIMENTO

É muito importante para cada um de nós o dia do nosso nascimento. Nos tempos modernos a gente pode até escolher o dia de o filho vir ao mundo. Assim, a data da cesariana é escolhida antecipadamente e planejada para o bebê nascer no dia do aniversário do pai, do avô ou qualquer outra data especial.

De qualquer forma ainda são muitas as mães que preferem ter filho em parto natural e aí a data deste grande acontecimento é uma incógnita. De repente a bolsa rompe, vêm as contrações e é chegada hora.

A gente tem que registrar também aqueles casos que embora a cesariana esteja marcada para dia, hora e local, o bebê antecipa o planejado e avisa com as contrações e outros sintomas próprios da maternidade: Estou chegando. Muitas vezes a data coincide com alguns acontecimentos desagradáveis, mas o que se há de fazer? É abrir os braços e dizer “seja bem vindo” ou “bem vinda”.

Agora quem nasce dia dos namorados, 12 de junho, é muito bom para o parceiro porque só dá um presente. Se fosse pelo menos uma coisa valiosa que correspondesse o valor de dois, seria menos mau. A mãe que ganha seu filho véspera do natal fica feliz pela data que é bonita, mas o filho nunca ganha dois presentes. O certo seria receber o presente do aniversário e o presente de natal, mas isso não acontece. Quando pelo menos ganha um bolo confeitado ou “parabéns para você” já é lucro.

Há também aquela tradição de se colocar o nome do bebê de acordo com o Santo do dia, assim que nasce no dia 08 de setembro, por exemplo, que é dia da Natividade de Nossa Senhora, pode chamar-se Natividade. Poderá receber o nome de Eutério quem nasceu no dia 20 de fevereiro, em homenagem ao Santo do dia. Na verdade o nome a ser dado ao bebê na pia batismal ou no cartório de registro de nascimento deveria ser provisório para que mais adiante ele escolhesse o seu próprio nome. Isso resolveria muitos casos de insatisfação das pessoas que ficam constrangidas por não gostarem de sua graça.

Como se não bastasse, o homem moderno não fica satisfeito em escolher a data do nascimento e o nome do filho, ainda quer escolher o sexo. E fica lançamento mão de dicas, simpatias, superstições, escolhendo a hora da relação para fazer menino ou menina. Se quiser menino o sexo deve ser feito à noite e se quiser menina deve fazer à tarde. E aí vem a pergunta: E se fizer sexo pela manhã qual será o sexo? Vá acreditar nestas sandices, cientificamente nada disso é comprovado.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 02/01/2011
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T2704129
Classificação de conteúdo: seguro