Difícil Tarefa

Preciso fazer uma faxina. Por onde devo começar? Tudo parece empoeirado, encardido, embolorado... Tenho que fazer a escolha porque parada não vou a lugar algum. Rapidamente tomo a decisão: ‘É por esse cômodo que vou começar. ’

Munida com as ferramentas necessárias inicio por abrir portas. E com surpresa vou descobrindo quanta ‘besteira’ fui guardando, valorizando, acumulando... Penso comigo mesmo: ‘ Somente agora percebo porque as portas já não fechavam como antigamente.’Parecem boca escancarada ou uma panela de pressão prestes a explodir. Vou me desfazendo do acumulado. O monte vai crescendo: coisas quebradas, desconchavadas, desencontradas, desaparelhadas, enferrujadas, desparafusadas, entortadas... LIXO!

Como estava enganada...A faxina não vai ter fim nesse dia.Vou precisar de semanas, meses, anos...Afinal, preciso me acostumar...reaprender a pensar.Concluir a árdua tarefa de escolher o que realmente preciso preservar na minha casa não vai ser tão fácil como pensava. Se eu não souber fazer escolhas certas, então chegou a hora de admitir que ainda estou em fase do ‘engatinhar’. Preciso. Ah, sim. Agora preciso desincubir-me dessa tarefa para descobrir o quanto cresci...Será que cresci?

Muita gente está a passear. Perdendo a noção de tempo e deixando tudo como está. Penso diferente. Não acho que tenho bastante tempo. Corro contra o tempo, se não vou me atrasar. E essa faxina que não tem fim... Parece um jogo, um quebra cabeça.Não posso desanimar.

Pego as peças e vejo se encaixam; se não servem rapidamente jogo fora porque se não a vontade chega, sorrateira e insistente:a vontade de guardar. Há muitos cômodos como este. Preciso me apressar. Vou tirando, limpando, escolhendo, arrumando, e pra minha surpresa, mais leve vou ficando.

A casa vai ficando menos abarrotada. O ar fica mais respirável. Abro a janela. Ah, encontrei uma janela! Com alegria, escancaro e olho sem medo. Amo essa casa. Ela é minha! Seria grosseiro da minha parte, achar que essa casa se estragou com o tempo. Não houve estrago, nem prejuízo, essa aventura me fez acordar.

03/01/11

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 03/01/2011
Código do texto: T2707634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.