Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escuta o Teu Mestre 6



                              6.

          Encontrando-se com o Mestre, o discípulo comentou:
          -“Perdi o controlo do meu grupo. Falei com eles: pedi-lhes um maior espírito de sacrifício e vontade de vencer, para atingirem os objectivos propostos; expliquei-lhes as necessidades de momento e solicitei-lhes compreensão; coloquei-me à sua disposição para o que entendessem.
           Veio outro colega e prometeu-lhes tudo, não explicando nada. Acabaram por o acompanhar.”
           O Mestre virou o olhar de soslaio e foi dizendo:

           -“Há muitos anos, no reinado das rãs, estas pediram aos deuses que lhes dessem um novo monarca, que as governasse. Júpiter lançou então um pedaço de pau para o charco que fez uma onda enorme, em círculo. As rãs assustaram-se e mergulharam.
           Como o pedaço de pau não se mexia, as rãs voltaram à superfície e sentiram-se tomadas de um tal desprezo por aquele rei, que acabaram saltando em cima dele.
           Decepcionadas por terem um tal rei, as rãs voltaram à presença de Júpiter e pediram-lhe que substituísse o monarca, pois o que tinham não fazia nada.
           Júpiter, irritado com o procedimento, mandou-lhes então uma Hidra, que devorou todas as rãs.”


           Para liderar, é preciso perceber, pensou o discípulo. Por vezes a novidade, leva tudo atrás de si, mas acaba por sucumbir. Se não houver explicação, compreensão, carinho, mas apenas exigência e autoritarismo, os liderados acabam por se afastar. No limite, poderão afastar-se todos – é a pior das aprendizagens – e então, teremos de nós voltar ao princípio, porque a Hidra já não tem quem a siga.

       Vimarakof





Vimarakof
Enviado por Vimarakof em 22/10/2006
Código do texto: T271007
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vimarakof
Portugal, 57 anos
13 textos (351 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 20:56)