ASSIMETRIAS COMPORTAMENTAIS
                FASCINAM? 


   Focando o meu ranking de TEXTOS MAIS LIDOS postados no Recanto das Letras, eu tento até hoje entender o porquê da minha resenha intitulada "Berlim, 1945 - Estupro em massa de mulheres alemãs" baseada no filme "Anonyma - eine Frau in Berlim" (ou "Uma mulher em Berlim"), ter provocado tanto interesse daqueles que a acessaram em minha página.
 

                                  Cena do filme alemão
                                 


   A resenha foi postada em 02/10/09 e, até a data de hoje, dia 05/01/11, atingiu a marca de 4.134 leituras, com apenas 15 comentários.  Interessante que, relativamente às leituras, os comentários são quase inexistentes. Por que?  O tema é muito indigesto e polêmico para ser comentado?  Um dos poucos comentários foi o do leitor Dalai Lama que, em 12/11/09, escreveu:

"É realmente complicado pensar no que se passa na mente de um soldado... É uma história que, na verdade, não teve vencedores."

   
Num outro comentário, um leitor repeliu com ira o comentário de um outro leitor...  Até confronto houve!
    Para eu tentar entender tamanho interesse, numa primeira análise foquei somente a primeira parte do título que dei à minha resenha, ou seja, "Berlim, 1945"; que nos remete ao final da 2a. Grande Guerra na Europa, com a Alemanha Nazista sendo invadida pelas tropas soviéticas... Já o complemento do título "estupro em massa de mulheres alemãs", se lido isoladamente, nos remete a um ato bárbaro, muito comum em guerras de conquistas. Então, "guerra", "sexo não consentido" e "histórias reais" constituem temas de interesse geral?  


                                               Soldado russo hasteando bandeira
                                               num edifício de Berlim ocupada
                                  



   Intrigado, li e reli o meu texto tentando ver nas palavras que postei algo "um pouco mais forte", mas não encontrei... Pelo contrário, concluí que o meu texto estava em linguagem jornalística e, ainda, complementado por um meu comentário, propositadamente neutro, para tentar atenuar o impacto dessa história real altamente constrangedora para os soldados estupradores, para as milhares de alemãs violadas, para a nação alemã vencida e para os governantes dos Países Aliados (União Soviética, EUA, Inglaterra, França etc), que a tudo assistiram de braços cruzados.

   "Talvez o público que acessa os textos do site Recanto das Letras goste de resenhas de filmes e de livros abordando histórias reais...", pensei.  Então, para comprovar a minha percepção, em 16/10/09 publiquei uma outra resenha, desta vez de um filme que me marcou na juventude: "O Império dos Sentidos". Filme baseado na história real de uma prostituta de Tokyo que, movida por uma paixão descontrolada, mata e decepa o pênis de seu amante.  Intitulei-a de "O Império dos Sentidos - Um filme que quebrou paradigmas" que, hoje, com 2.195 leituras, é a segunda postagem mais lida em meu ranking.


                                  Cena do filme japonês
                                 



     Com essas duas experiências literárias, concluí que "histórias reais" com algumas doses de "assimetrias comportamentais" são muito acessadas pelos leitores que as utilizarão, talvez, como referenciais daquilo que não querem mais que aconteça na caminhada da Humanidade.  Estou certo?





                                                 .....o0o.....




                                                           NOTAS DO AUTOR:


                 1.  Crônica inspirada num texto do colega recantista Roberto Rego,
                               de Belo Horizonte, a quem dedico esta postagem.


                                               2. Imagens extraídas do Google










Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 05/01/2011
Reeditado em 12/02/2011
Código do texto: T2710667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.