UM RETORNADO EM BELÉM


<<... Enquanto a virtude é difícil de se manifestar e precisa de alguém para orientá-la e dirigi-la, os vícios são aprendidos sem mestre!...>>
(Sêneca – Contemporâneo de Jesus Cristo)

De: S.S. Potêncio, ® Os Gambuzinos (268) 
Um Retornado em Belém!...

...Popularmente se dizia em Luanda, no período imediato ao pré-independência, que... depois de "tomar àgua do Bengo" (um riacho nas proximidades da capital Angolana) jamais se esqueceria de lá voltar, ou... jamais se deixará de gostar daquela terra!!!... era algo assim como fazer perdurar a sensação de lhe pertencer, mesmo sem lá ter nascido!...
- Anos mais tarde, e já depois da hecatombe dos efeitos da aplicação do conturbado (não fazer confusão com o uso do turbante descaído por sobre as melenas dos guerreiros em desalinho evadidos do bando de Argel, que foram gerados na aplicação do "golpe de mão") e famigerado Código Dá VintchCinco de Abriu-loooooooo!... passou-se a substituir o apelido dos naturais ou de lá oriundos, por Retornados!... Os execráveis empecilhos retornadas à santa terrinha, os pentelhos embirrentos e arreliadores retornados, chatos, imbecis, ignorantes!!!... tantas vezes incómodos, ao arranhar dos timbernilhos dos governantes da época, alguns ainda na activa Luz & Tana, como que a “encher o saco” de pancadas sobre o manso habitante do Recto Ângulo Ibérico, O Ti Zé Pô Vinho... eles estão de volta!...
Éh... e nada mais nada menos que, na figura retumbante do ilustre Candidato à cadeira do poder maior em Portugal, será!?...

Um tanto ou quanto de soslaio, nós já olhámos e vimos as qualidades do dito cujo Retornado, agora rebelado (ou seria revelado???...) revoltado (aquele que revolta às origens )transeunte analista da situação cá óptica actual, que se vive na "santa terrinha", do ponto de vista de fora do poder local, autárquico, distrital, provincial, regional e por último nacional, racionalista.... iiiii aatão lá bai!

– Voismecê de onde é???!!!
(perguntava-nos a rapariga atrás da mesa do IARN ainda em desalinho, pelas três noites no aeroporto da Portela de Sacavém à procura do resto das “bicuatas” que vieram num avião da Aeroflot Russa, e se desencaminharam do dono que as tinha embarcado em Luanda, depois de mais de uma semana a dormir no chão da base aérea!... enfim coisas de gente pobre!)...
Repartição essa que fora ali montada às pressas ainda num prédio inacabado, lá para as bandas de Belém próximo ao Hospital do Ultramar, onde... quinze anos antes havíamos ido tomar as “bacinas”!... da “málària” que é uma doença emigrante, que só dá a quem mal arruma a mala para atravessar a linha do écu à dor)logo fica com febre de voltar para casa,... e... no braço, também tomamos a “bacina” da febre amarela... (reclamemos muito!.... e juramos pela alma da burra Russa, que éramos do Benfica!!!!,... que até morámos na Damaia de Baixo, logo ali junto às Portas de Benfica, que queríamos uma vacina de cor “burmelha”, mas... não teve jeito!...
- espetaram-nos a agulha toda da febre AMARELA, no braço esquerdo, mas sob um vírus lento protesto!!!... somos do Benfica!!!!!!!... carago!, e eu só quero a cor direita!!!
Quando demos por ela já estava o enfermeiro com outra agulhada de nome “Varíola”!?... undé ke a keres...hein???
Aí então gritamos ... varía-la!,... varía-la!,... a agulha, carago!...
– ACTO CONTÍNÚO...ELE ORDENOU; BAIXA AS CALÇAS, depressa que tem mais gente p’ra aviar!!!
- Com essa mania das pressas ele se esqueceu-se de nos aplicar uma vacina contra o paludismo Angolano, que viemos a adquirir na Roça do Chitondo, enquanto revirávamos o café, por falta dos comprimidos de “Rezo Quina”!!!... –Ora como naquele tempo, nós não sabíamos rezar, lá ficamos então com essa doença do paludismo que nos acompanha até hoje... e já lá vão quase cinqüenta anos!
- Os Retornados são assim!... muito conservadores mesmo nas doenças de estimação.
Nestas andanças pela área da medicina molecular tropical ultramarina (entenda-se é uma medicina multipluralista, multiracista, multiplicista, e até desconfiamos que seja de carisma “xuxialista” mas... que seja!...) a verdade é que a “medicina moleque u lar” daquele tempo não era nada comparada com a de hoje!... já não se fazem uns “muleques” como os de antigamente... os de hoje são mais espertos...

- Antes de continuarmos com o tema da nossa crônica de hoje, gostaríamos de lembrar aos leitores que, já por várias vezes, nós escrevemos aqui sobre o nosso maior cientista, galardoado inclusivé com o tal do Prémio Nó Belo da Medicina, o Ti É Gás Moniz (data vênia).

De volta à vaca fria!!!...dizemos que estamos aí com a perspectiva de ter um Nobre Retornado em Belém, e a quem nós apoiamos desde já solidáriamente tal atitude do Xô Doutô Nobre atitude... Nobre atitude!, sim siô patrão!!!
Aaca!... do jeito que o Recto Ângulo está doente!... dos cabeça!...
- só mesmo um “Doutô Mèdico” poderá nos salvar desta pandemia de poder, desta agonia em roubar aquilo que é dos outros, e nunca mexer nos cordelinhos da própria bolsa!...
E, admirem-se voismecês!!!... cavalheiros e “cavalheiras” que o país acaba de assinar pedido de empréstimo para mais de três bilhões de Euros...com a emissão de obrigações do Tesouro que está mais do que “teso” está um “tesouro” falido, arruinado, esculhambado, esgotado, vilipendiado, injuriado, massacrado em concordata temporária junto à Comunidade Europeia.
Este número (3.000.000.000 Euros) é assim um número com muitos zeros à direita, aqui colocados pelos governantes da esquerda!!!!
- Eles sim... são uns autênticos “zeros à esquerda”! em matéria de governação pública com a face oculta!,... com o justo arbítrio “free” à revelia de todas as maledicências e... sobretudo, com o conteúdo das gravações da grafanola, que já foram mortas e sepultadas na pasta “H”... de “hide” que na nomenclatura britânica significa “escondido” com o rabo de fora!

Depois de estudarmos o perfil do candidato Nobre Retornado de Angola... sim, porque quem nasceu em Angola é Angolano!!!, mas... quem nasceu na Província de Angola é Retornado, certo???
(voismecês não podem ver, mas... o gesto que se faz aqui é aquele do levantar do punho erguido em direção ao Pai do Céu, agitar o braço no sentido rotativo vertical e assumir aquela postura do Velho Jagunço Sinhozinho Malta)...

Portanto!... e por conseguinte!... ‘Nhas Xeñoras e Mous Xeñores...
...ghrrrrrrrrruum, ghrrrrrrrrruum,
Bamos ókintressa!
-No mou guberno, caso eu seja escolhido pelo Povo que lava no Rock In Rio Lisboa, eu vou incrementar o uso de camisas de Macau de cor vermelho vivo!...com colarinho verde “alfacinha”!...
---Não admito nunca mais o uso de “crimes do colarinho branco”!...
Quem quiser dar golpes na banca, terá que ser submetido primeiro a uma consulta da AMI (Angolanos Mais Inteligentes)...
- Quem quiser ser Ministro tem que apresentar Diploma de Nivel Superior com Pós Graduação na Nobre Sala Manca Universitatis, que... como todos sabem, lá só se fala a Linguagem do Galaico-Duriense com tradução do Mirandez pelo sistema Magalhanensis Homus Urbanus ET Orbis Ibericus ad hoc chatice esta de subir ao poleiro para curar doenças crônicas...da administração dos últimos 36 anos de plena democracia manca ora de uma perna ora da outra!...
-Peráíiiii... Oh Xô Doutô!...
Se o problema do país está dentro do nosso Recto Ângulo, que manca... porque é que voismecê quer empregar Ministros da região de Sala Manca?...
Isto não vai dar certo!... (gritava o camarada da cadeira do lado)
- Ora se o governo atual mandou fechar as maternidades, os hospitais, as creches, os postos de saúde... p’ra que é que precisamos de empregar mais médicos, hein?!
- Cala-te aí ó páaa!!!... aatão tu ná sabes que agora os trabalhadores são todos formados!
- Temos direito à liberdade, e por isso todos precisamos de ter um “canudo”, carago!... basta dependurar o canudo na parede da sala e prontos, resolve-se logo o maior problema do desemprego!
Já imaginaste a quantidade de pregos que é preciso espetar na parede, para dependurar tantos canudos!?... e depois!... quem é que segura o prego?... e quem é que segura o martelo?!... e quem é que dependura o canudo?!... parece qu'éis burro!... ou comes palha d’óbos???!!!...hein... hein???!!!...
- Tá certo!... t´a certo!... bamos a continuar!!!... na mesma cepa torta!...
- Então ele levantou-se de sopetão e começou a trautear... ir os do maaar, na são balentiiiiiiii....moral... alubantai oige de nobo o eis plendor Du Portugal...
...ai, ai!... este Portugal é Eterno… e nunca se diga Adeus para sempre!
Silvino Potencio - Emigrante Transmontano. - O Home de Caravelas - Mirandela
Ex Retornado² Angolano, Ex Patriado Voluntário, Ex Combatente, Ex Comungado do IARN… Ex Pulso do Campo de Aulgarveschwitz!
http://osgambuzinos.blog.com

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 05/01/2011
Reeditado em 09/02/2015
Código do texto: T2711202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.