Debate ou Implicância Mútua?

Tomei banho, escolhi uma roupinha confortável, botei perfume, limpei as lentes dos óculos, procurei meus cigarros depois lembrei que faz quase três anos que não fumo mais, fui pra frente da TV assistir o debate Lula X Gê. (Não, não tenho nem um pingo de intimidade com o Gê, nem o conheço pessoalmente, mas se chamamos o presidente de Lula, assim, como se ele tivesse sido nosso companheiro de farras, nada mais justo e democrático que Geraldo seja chamado através da redução carinhosa do seu nome.)

Mas, dizia eu, fui pra frente da TV. Demorou, mas começou. Avisaram que seriam cinco blocos, aquelas coisas de praxe. Pergunta, resposta, tese, antítese, réplica, tréplica. Só não contava com a ímplica (neologismo: acabei de inventar. Significa implicar um com o outro durante ou a réplica ou a tréplica.)

Gê fez a primeira pergunta, claro, aquela que está entalada na garganta da gente: Lula não sabia ou não sabia da origem do dinheiro, desse último escândalo? E aí veio a resposta. Quer dizer, a resposta, não, aquele palavrório. Tento transcrever as palavras do Lula. Salvo engano disse que : “pois é, meu caro, questão de muito principalmente, porque em matéria de absolutamente não há como aliás. Uns dizem que sim, outros que não, mas eu? Eu fico no meio termo”. Achei que não havia entendido. Olhei para quem estava na sala, mas todo mundo estava com a aquela cara assim, de total estupefação.

“A corrupção brasileira está no sangue”, justifica-me o amigo petista. Minha memória está me pregando peça ou o Lula candidato havia garantido lisura, decência e dignidade? Também estou em dúvida quanto ao seguinte: governar com transparência é aceitar ser questionado? Isso não ficou claro: Lula fica nervoso, sarcástico e cínico quando lhe perguntam sobre assunto desagradável. Se ele gosta tanto de dar créditos a FHC, cita o nome dele toda hora, diz que começou com ele a compra de votos, por que não lhe devolve o crédito do projeto Bolsa Escola? (Veio o intervalo, mil anúncios, perdi o interesse, fui dormir. Com raiva.)

Lúcia Helena
Enviado por Lúcia Helena em 23/10/2006
Código do texto: T271814