TEMPO BOM É HOJE!

Sempre gostei de Maria Bethânia. Quando adolescente, a ouvi declamar uns versos num disco antigo e nunca mais os esqueci: ¨ cada coisa tem um instante em que ela é; quero apossar-me do é da coisa¨( Clarice Lispector).

Lembrei então da menina que fui e assim divagando, meditei sobre o tempo.

Então surgiu uma visão mais profunda e corajosa: eu tenho hoje menos ilusão e mais precisão! Quem fez isso? O tempo. Ele me impulsionou a jogar fora algumas coisas e fez nascer outras.

Vivemos de uma maneira maluca. Todos nós já gastamos nossa cota de desperdício de vida. É hora portanto, de viver, de viver para valer! Primeiro passo é saber onde estamos e para onde queremos ir. Enquanto a felicidade é infinita e surpreendente, a infelicidade é óbvia e repetitiva. Nossa tendência é passarmos a vida repetindo padrões de comportamento aprendidos na infância, o que cristaliza uma maneira de pensar e agir. A falta de fé leva ao medo. Por melhor que esteja a vida, algumas pessoas têm a sensação de que estão prestes a sofrer uma desgraça. Solta a tua alma, seja tu mesmo.Mergulha totalmente na vida. Brinque muito. A felicidade é feita de muitos sorvetes. Tua vida não muda quando teu chefe muda, quando tua empresa muda, quando teus pais mudam. Tua vida muda quando tu mudas. Tu és responsável por ela.

Quando era jovem, corria junto com o tempo, não queria que ele me pegasse. Mas depois dos quarenta, cinqüenta anos, devo deixar o tempo passar à minha frente. Não tenho mais medo dele. Dá pra relaxar, acredita? Sei que meu tempo vai acabar um dia, então paro de correr dele e começo a contemplar as experiências acumuladas. Nessa fase, o bom é silenciar a mente e aguçar a percepção imediata. As mulheres que fazem isso envelhecem sem desespero e não dissimulam nada. São íntegras, dizem a verdade e têm sabedoria estável diante da vida.

Somos condicionadas a juntar e acumular de tudo na vida: palavras, sons, conhecimentos, dinheiro, doenças, marcas, traumas. Mas chega um momento em que temos que esvaziar o armário, abrir mão de coisas que não prestam , dispensar o que já não serve. Ao nos darmos conta disso mudamos nossa inserção no tempo.

A principal mudança ocorre dentro de nós, na alma. Mas para chegar nesse estágio de crescimento interior, muitas coisas também precisam ser simplificadas no cotidiano, nos hábitos, nos relacionamentos.

Com os avanços da tecnologia as pessoas passaram a ter chance de viver mais e querem isso. Mas apesar disso, o mundo de hoje gera pânico. E daí vem o temor contido .Os valores fundamentais para a manutenção da vida é o bem comum, supremo e finito. Pequenas ações baseadas no amor, na ética e na paz. Esses valores tem o poder de organizar o mundo confuso.

Não abraça um sonho qualquer. Vai atrás do teu! Muitos não percebem que realizam os sonhos dos outros. Sonhos pequenos cansam, sonhos grandes motivam.

Construímos famílias e riquezas, mas certamente nossa tarefa mais sublime é criar um homem divino, capaz de dar vida a um ser completo: nós mesmos.

¨Namaste¨.

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 09/01/2011
Código do texto: T2719234