MINIMALISMO

Com tantos movimentos artísticos surgidos no mundo moderno o minimalismo pode ser considerado como uma dissidência de algo com que não houve um rompimento para um recomeçar do novo. É próprio dos movimentos artísticos fazerem brotar ondas ou tendências, creio que por causa do estro criativo humano e da inquietação do criador, que quer enquadrar a obra em sua própria intimidade, no seu estilo e para a sua originalidade. Começou nas artes plásticas e foi encontrando adeptos e adaptadores. Passa para a música, para a arquitetura, para o cinema - com os curtas metragens - e para a literatura, fundamentalmente.

O minimalismo literário não escapa dessa tendência. E me chama a atenção o fato de ganhar mais e mais adeptos, com a poesia minimalista, os mini e micro contos, o poetrix, a incorporação do hai cai, numa espécie de reprodução sintética da sociedade rápida e sem profundidade da descrição do olhar e do pensamento. Já não temos tido muito tempo para a observação contemplativa de quase nada. A contemplação é amiga íntima da paciência e isto reflete tanto no escritor quanto no leitor.

Mesmo assim o olhar não foge da raia. Ele apenas orbita por muitas coisas e muitos lugares ao mesmo tempo captando e reproduzindo as impressões de quem é o dono desse olhar. Provoca mais a perspicácia do leitor ou pode também demonstrar uma falta de recursos lingüísticos do autor. Na leitura atenta e naquilo que é omitido propositalmente é que a gente viaja, com conforto ou aos solavancos.

Com o advento da leitura eletrônica e da celeridade do mundo sem freio, creio ser um caminho cada vez mais a ser perseguido. Há textos que correspondem a uma fotografia e a gente cria a história através da imagem que as poucas palavras nos indicam mentalmente. Se é uma boa ou má aventura literária na formação de novos leitores ainda não se sabe. Prometo que se tiver pistas, rapidinho eu faço uma mini crônica sobre o assunto.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 12/01/2011
Código do texto: T2724028
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.