MUDE DE CANAL

Por que será que nossa psique sente tanta atração por violência, desgraças, notícias ruins? Se não, vejamos os telejornais, o que eles nos oferecem, se não isso? E se eles em noventa por cento só nos oferece isso, é porquê certamos gostamos de consumi-los. De outra forma eles já teriam modificado as informações postadas nas suas programações.

A saúde do nosso organismo psicossomático está relacionada diretamente com o que consumimos, seja pela boca, pelos ouvidos, pelos olhos, pelas narinas. Se nos alimentarmos de comida estragada, nosso organismo se desequilibrará. Teremos diarréia, vômitos, infecções, doenças de toda ordem. Da mesma forma, o que vemos e ouvimos, certamente também provocará desequilíbrios no nosso sistema psíquico, tais como tristezas, depressões, desesperanças, etc.

Dessa forma, assim como somos seletivos quanto aquilo que ingerimos pela boca, devemos também selecionarmos o que ver e ouvir. Não é que devamos fugir do mundo, criar para nós um paraíso imaginário e nos refugiarmos nele. É tão somente entender que no mundo sempre existiu desgraças, mas também está repleto de coisas boas, e num mundo globalizado estamos conectados vinte e quatro horas com o que ocorre em qualquer parte. Se só nos ligarmos no de que de ruim acontece, parecerá que o mundo está centenas de vezes pior do que era. E não é verdade.

De que nos serve saber que um trem desencarrilhou em determinada região da Índia e que morreram centenas de pessoas e ainda por cima constatar o sofrimento de seus familiares? Que uma criança caiu em um poço profundo e faleceu e ouvir o repórter perguntando á sua mãe o que ela está sentindo e depois vê-la cair em prantos? Que um maluco qualquer nos EUA atirou em dezenas de colegas na sala de aula e assistir colegas e familiares em total desespero? Etc, etc., e tudo isso em um mesmo telejornal?

Será que já não é tempo de mudarmos de canal ou mesmo desligar o televisor se não houver outra alternativa, em prol de nossa saúde física e psíquica e buscarmos aquilo que realmente possa nos trazer algo de proveitoso para o nosso crescimento intelectual, emocional e espiritual? Fica a reflexão!

Chico Alves dMaria
Enviado por Chico Alves dMaria em 12/01/2011
Reeditado em 12/01/2011
Código do texto: T2724801