Lição de Mestre
(Inspirado em Como funciona – de Bernard Gontier)
 
Mestre Bernard garante que funciona. E se o Mestre garante, quem sou eu para duvidar? Não sei sobre o funcionamento do que ele escreve, pode ser sobre tudo e pode ser sobre nada. E minha teoria, já dita e redita, escrita e reescrita é a seguinte. O que as pessoas escrevem só tem valor para elas mesmas. Para o leitor o importante é o que ele lê. E sendo assim quem escreve pode fazê-lo sobre uma coisa e quem lê geralmente lê sobre outra, diferente. Às vezes acontece, mas é raro, que haja uma sintonia muito fina e o que é escrito e o que é lido são sobre o mesmo assunto. Mas é raro.

Também afirmo que funciona sim. Do jeitinho que ele diz. Melhorando com o uso. Mesmo quando dá errado funciona porque para isso foi feito. É da essência de sua natureza – funcionar. O tempo todo, mesmo quando está parado. Sozinho ou acompanhado. Às vezes começa por conta própria, outras tem que ser incentivado. Mas vai, sempre no mesmo batido e parece não gostar de ser interrompido. Se encontra um empecilho dá uma paradinha estratégica, mas não se abate. Continua, contornando ou passando por cima. Vai em frente. Sabe algumas coisas sem nunca ter sido ensinado. E usa o que sabe para garantir o funcionamento.  
 
Apesar de funcionar, ás vezes apresenta defeitos. Precisa ser levado para uma oficina para reparos. Os oficineiros são raros e caros e especializados: oficina errada atrapalha o bom funcionamento, mas mesmo assim não para de funcionar. Funciona masomenos. Só não deixa de funcionar..

Prefere o tempo seco e o sol brilhando ou a lua passeando, mas funciona em tempos molhados também embora com risco de pegar ferrugem. Às vezes cai, mas não quebra. Até pode quebrar, mas não é comum que isso aconteça. Sofre avarias ocasionalmente, mas na maioria das vezes se auto conserta; Funciona no escuro e no claro, mas não precisa de eletricidade para funcionar. Assim é que mesmo se esquecendo de pagar a conta de luz  continua funcionando. Mas no claro é melhor porque acidentes são evitados. Mesmo assim é preciso deixar claro – acidentes acontecem  com luz ou sem luz.Sem luz é mais fácil acontecerem.  

Com o tempo sofre desgaste, mas isso é natural em todas as coisas que funcionam, embora umas durem mais e outras menos. E como todas as coisas que funcionam um dia deixam de funcionar para sempre,  do que estou falando também deixa.  E aí... aí não tem mais jeito, é se conformar. E jogar fora. Porque não dá para substituir, não com a mesma qualidade.