CHUVA E LIXO NAS RUAS NÃO COMBINAM

As chuvas não são mais como antigamente. Hoje elas caem mais forte e são sinônimo de perigo, ameaça, risco constante, sinônimo de enchente. Antes, as chuvas eram esperadas como algo benéfico para as plantações, para fazer 'baixar' a poeira, para refrescar, tinham uma série de finalidades e todas eram muito boas.

O ser humano também não se comporta como antes. Hoje a população joga nas ruas saco plástico, garrafas, madeira, copos descartáveis, latas velhas e qualquer tipo de objeto impróprio para permanecer em vias públicas. As grandes cidades brasileiras (e as pequenas também) estão cheias de lixo nas ruas, nos bueiros, nas calçadas, nas avenidas e praças. Lixo e chuva não combinam. Moradores de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, sofrem os danos causados pelas fortes chuvas, cujas águas, além de avolumarem-se nos logradouros e dentro das casas, derrubam construções, matam seres humanos...

O Governo precisa fazer a parte dele: campanhas bem feitas, obras de drenagem, obras de contenção de encostas, limpeza e todo tipo de serviço que impeça os alagamentos nas cidades. Mas a população também precisa dar a sua contribuição. E a ela cabe não jogar lixo nas ruas, não entupir os bueiros, não espalhar sujeira no asfalto. Consciência é super importante. Vamos ajudar a dar um basta nessas mortes que todo ano acontecem no Brasil por conta das enchentes. Muito triste o que ocorreu ontem e hoje em Teresópolis e em outros locais da região serrana do Rio de Janeiro.

Vamos 'ajudar a limpar' as cidades brasileiras, com um ingrediente que é fundamental: conscientização. Consciência em primeiro lugar. NADA DE LIXO NAS RUAS!! E essa verdade precisa ser divulgada e comentada por todos nós. Vamos estimular uma conversa dessa com os nossos vizinhos, com os nossos colegas de trabalho, com as pessoas da nossa família, com os estudantes, professores, com as pessoas das comunidades, com os zeladores de edifícios... Se chegarmos a ver alguém jogando um pedaço de papel nas ruas, podemos até falar com educação, mostrar que isso está errado, que aquele pedacinho vai se juntar a outros milhares e formar um bolo enorme de lixo. Vamos ajudar a salvar o Brasil das inundações. Se cada um de nós puder ajudar, levando conscientização às pessoas, penso que vai ser bom, que poderá melhorar um pouco as condições das nossas cidades.

Glaucia Ribeiro (12/1/2011)

Glaucia R Lira
Enviado por Glaucia R Lira em 12/01/2011
Reeditado em 13/01/2011
Código do texto: T2725465
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.