A natureza insensível

Em algumas horas ou segundos e a trajetória da vida de seres nossos semelhantes muda radicalmente...

Aos que sucumbiram diante da força da natureza nada mais resta... O que fica é a dor dos que sobreviveram à tragédia...

A natureza, essa mesma mãe natureza, insensível, vai fazendo seu papel... não pensa como os humanos, aliás, esses mesmos seres humanos a desafiam a cada dia... mas, para ela, a natureza, nada é catástrofe e sim, parte de um trabalho lento e incansável, sem tempo determinado para conclusão...

Ela se manifesta de formas incompreensíveis aos humanos: terremotos, maremotos, avalanches, deslizamentos, tsunamis, inundações, tempestades, ciclones, furacões, vulcões, etc... etc... Forças descomunais, energias inimagináveis liberadas...

Vingança da natureza? Certamente que não, apenas manifestação do seu trabalho, que não tem prazo de conclusão, afinal, o tempo em medidas, também nós é que inventamos, para ela, a Mãe natureza, não existe essa preocupação com o tempo... Ela é absoluta, poderosa, senhora dos tempos e ventos... Nós... Simples joguetes, como uma folha caída e levada pelo regato, por caminhos cheios de cascatas, remansos e turbulências, até chegar ao mar... Aí sim, encontramos já mortos mais um imenso e poderoso oceano a nos desafiar... Nós, que pensamos ser dominantes e donos dessa imensa Mãe Natureza, que apenas segue seu rumo, sequer preocupada com o que somos, que poder temos ou o que fazemos aqui, com tanta inteligência, mas não sabemos impedir o destino de tudo e de todos...

Assim, prostrados, rendidos, choramos... Apenas choramos, diante de tanto poder...

______________________________________________________

" ... Mas eu Senhor, que torvo crime cometi jamais, que me oprime assim teu gládio vingador..." (Castro Alves - Vozes D´África)

____________________________________________________

Por ocasião da tragédia que assolou a região serrana do Estado do Rio de Janeiro - 15/Janeiro/2011 - Cenas que se repetem...

Marco Antonio Pereira

15/01/2011

Originalmente publicado com o título "A força da natureza", porém, já existiam muitos textos com esse nome, assim, para ser mais original, alterei-o para "A natureza insensível", em 17/01/2011, já que pesquisado, não foi encontrado no Recanto esse título.

___________________________________________________

"Fico emocionado, porque estou na idade em que não se recebem nem se dão prêmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

Claude Levi-Strauss, aos 97 anos

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 15/01/2011
Reeditado em 26/03/2011
Código do texto: T2731730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.