Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sabedoria

Tudo o que eu preciso saber sobre a vida eu aprendi no Jardim de Infância. Hoje eu parei para pensar e percebi que a verdadeira sabedoria não está no topo da montanha de conhecimento que é a faculdade, mas no alto do monte de areia do Jardim de Infância.
Parece loucura, mas foi nessa época que eu aprendi as maiores lições de vida. Aprendi a dividir tudo, a ser justa, a não machucar ninguém de propósito. Aprendi a colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas, a arrumar minha própria bagunça, a nunca pegar o que não é meu, a pedir desculpas sempre que errar. Aprendi que devo lavar as mãos antes das refeições e que leite e bolachas fazem bem à saúde. Aprendi a levar uma vida balanceada: aprender um pouco, pensar um pouco, desenhar um pouco, pintar um pouco, cantar um pouco, dançar um pouco, brincar um pouco e trabalhar um pouco todos os dias. Quando sair na rua, olhar os dois lados, dar as mãos e ficar junto. Tudo isso eu aprendi no Jardim de Infância.
Pense em como o mundo seria melhor se todos nós tomássemos leite com bolachas à tarde, todas as tardes, e ficássemos um pouco no sofá. Pense em como seria bom se todos os governos tivessem como política básica sempre colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas e sempre arrumar as próprias bagunças. Se ninguém pegasse o que não é seu, se ninguém machucasse ninguém de propósito e se todo mundo levasse uma vida balanceada, não teríamos tantos problemas.
Então, lembre-se dos contos de fada, de Chapeuzinho Vermelho, da Bela Adormecida e dos Três Porquinhos. Lembre-se das primeiras palavras que você aprendeu, as maiores de todas: MAMÃE e PAPAI. Tudo o que você precisa saber está lá, em algum lugar. Regras sobre a vida, o amor, a igualdade e a fraternidade. Pegue os ensinamentos da infância e transforme em sofisticadas palavras da linguagem adulta. Todos vão reconhecer sua sabedoria. E lembre-se do que continua verdade, não importa a sua idade: quando sair para o mundo, dê as mãos e fique junto...

Rio/Maio/1998
Danielle Lins
Enviado por Danielle Lins em 25/10/2006
Código do texto: T273519
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Danielle Lins - www.daniellelins.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Danielle Lins
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 35 anos
104 textos (7230 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 09:13)
Danielle Lins

Site do Escritor