Imagem: Guernica - Pablo Picasso
Música: Noturno - Chopin 



OS BANDIDOS SÃO FRUTOS DA SOCIEDADE OU A SOCIEDADE É A VÍTIMA DOS BANDIDOS?

 

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Essa é uma pergunta que não tem resposta, ou cada um poderá dar a sua, que, dependendo da ocasião e da situação, poderá ser considerada certa ou errada. Na subjetividade humana está a sua grandeza e, ao mesmo tempo, a dificuldade de se estabelecer parâmetros.

Tomamos por exemplo, um casal com cinco filhos. Todos com a mesma carga hereditária, ou seja, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Vivendo sob o mesmo teto e ambiente. Recebendo a mesma alimentação e educação. Quatro, apesar das diferenças individuais, seguem, mais ou menos, um padrão de conduta. Um tido como “ovelha negra” torna-se um indivíduo pernicioso a sociedade, um bandido.

Em primeiro lugar, o indivíduo é fruto da sua própria consciência, embora nada vingue se não encontrar ambiente adequado. A consciência individual faz parte da consciência Universal. Mas, você poderia me perguntar: a consciência Universal não é boa? Eu responderia que a água pura e cristalina é boa, ela é a fonte da vida, é parte essencial na fotossíntese, faz a sementes germinarem e mata a sede dos viventes. Mas, a água quando turva e abundante torna-se embravecida, massacrando, arrastando e afogando milhares de pessoas. 

Com o ser humano não é diferente. O egoísmo turva a consciência. Um indivíduo com a consciência turva poderá se transformar numa avalanche destrutiva da sociedade.

Uma sociedade é formada pelos seus indivíduos no exercício de suas consciências. Dessa maneira, podemos falar que a sociedade possui uma consciência coletiva.  Apesar do indivíduo ser furto da sua própria consciência ele poderá ser afetado pela “consciência” do meio, acelerando o processo para que esse se torne um bandido

Aos olhos da sociedade, ávida pelo consumo de tragédias, o bandido, no exercício individual da bandidagem, é o pior de todos os crápulas. Essa sociedade se comove com um crime frio ou passional e, também, com um furto genial. A criatividade do bandido é exibida em câmera lenta, exaltada e reprisada há todos instantes.

Na sociedade atual, os piores crimes e maiores furtos não são praticados por criminosos comuns ou por ladrões individuais. Alguns líderes das sociedades institucionalizadas são os piores bandidos. O famigerado egoísmo é o responsável pela morte anônima de milhões de crianças ao redor do mundo, pela destruição da natureza, por abortar os sonhos de muitas pessoas. A miséria física, moral e intelectual que alguns dos lideres institucionais impõem a grande parte sociedade se torna o grande instrumento para que eles se perpetuem no poder.

A consciência coletiva de uma sociedade é formada pela soma de todas as consciências individuais. Quanto mais consciências egoístas e nocivas, mais bandidos teremos. A atitude de um bandido, seja ele um bandido comum ou institucional, não pode ser exibida como espetáculo ou servir de exemplo. Bandido, seja ele quem for, não merece aplausos.