***EU***

Reparei esses dias o instinto possessivo do ser humano, sobre os mais diversos assuntos, é sempre "eu tenho", "eu posso", "eu consigo" e o pior, isso logo acompanha o "você não tem", "você não pode" e o "você não consegue", mesmo que a segunda parte esteja nas entrelinhas.

Somos egoistas, orgulhosos e um tanto apegados de mais a artefatos de status - dinheiro, carros, casa e até mesmo outras pessoas - mas até ai, nenhuma novidade. O que impressiona é a necessidade de falar, de comunicar ao outro nossos pontos fortes - por mais evidentes que estejam, quase como se precisássemos rebaixar o outro para nos sentirmos bem.

Particularmente não sou muito adepta a frases de efeito ou primeira pessoa de modo geral, pois além de ser bastante timida, normalmente lido com pessoas com quem tenho uma relação puramente profissional. Logo não posso me dar ao luxo de falar da minha vida pessoal muito menos de colocar o cliente numa posição onde ele se sinta menosprezado. Postura que normalmente dá abertura para os outros abusarem da primeira pessoa, e me fazerem uma lista completa dos seus pertençes e problemas.

Ossos do oficio, eu sei... mas especialmente nessa situação de vendas, não há motivo nenhum - que eu veja - para ninguém querer transparecer sobre o outro, muito pelo contrário, devia ser uma parceiria entre o querer e o poder. O cliente está querendo comprar determinado produto, e cabe a mim dizer se ele pode concretizar seu desejo sem estar infeliz com sua escolha.

Uma pena, que até nessa simples troca que é a venda, o "eu" interfere. Afinal, EU preciso da comissão, para pagar as MINHAS contas e para poder sair com a MINHA namorada (o).

Não é facil parar de pensar em si mesmo para fazer o que é melhor para o outro. A eliminação do sentimento de posse é quase como tirar uma parte de nós, mas se começarmos a falar "nós", acredito que já vá ter mudanças significativas no nosso mundo.

Veja como no exemplo anterior como o uso do "nós" iria mudar a frase: Nós precisamos fechar esse negócio para que você tenha o que quer e para que eu possa parar minhas contas... Menos mal certo? Que tal colocar em prática?