a crise no egito; aonde vai parar isso?

o egito está em crise.esta frase com certeza, não estava elaborada em almanaque algum da diplomacia ou das analises politicas ou geo politicas como queiram, e para quem não tem exatamente a noção das implicações disso. seria algo mais ou menos, como um vizinho seu e sua familia, altamente respeitados e tudo certinho na vida deles, começarem a gritar e se estapearem todo mundo , o dia inteiro e sem mais nem menos, o espanto precederia a pergunta, aonde vai parar isso? pois é, muita gente importante está se perguntando a mesma coisa, aonde o egito vai parar com essa onda de protestos violentos que mobiliza toda a sociedade egipcia, e não apenas os mais exaltados. os radicais ou idealistas que possam existir por lá, o egito está pegando fogo, e as labaredas estão esquentando forte as costas do mundo ocidental, afinal ele é a peça chave no tabuleiro de xadrez que é a politica no oriente médio.recebe até ajuda e bem grande dos estados unidos, tudopara não ser atacado pela instabiliade que derrubou a decadas o xa reza pharlevi do irã, e colocou no poder, onde estão até hoje os aiatolás, anti-americanos e devotos do terrorismo, e não adiantou, a corrupção e incopetencia para governar do atual presidente mubarak, serviu de gasolina e estopa para a sempre fragil oposição egipcia, finalmente conseguir colocar fogo nos animos dos egipcios, pricincipalemente os mais jovens, pressionados pelo desemprego e pela crise economica.e é aquela historia, o que fica reprimido quando sai é um exagero que assusta, as batalhas campais, e as gigantescas manifestações em todo opais, assustam, porque são o campo fertil do radicalismo, e podem dar entrada ao poder, de um novo governo, nada alinhado com os americanos e europeus, fortalecendo a retorica iraniana anti-americana.e por ultimo, acrescentado mais uma ameaça ao estado de israel,o egito faz fronteira com a palestina, e mal consegue conter o contrabando de armas aos palestinos do hamas e outros, antes da crise, imaginem o que pode acontecer, se o proximo governo egpicio for displicente de vez com essa questão. teremos ai um acirramento das tensões no oriente medio, cuja temperatura já esta subindo só pela expectativa de queda de mubarak , ha 23 anos no poder dentro do egito.esta é uma perspectiva pessimista da coisa, olhando por outro lado, talvez e finalmente a democracia encontre o seu espaço no egito e acabe trazendo ventos de liberdade para o oriente medio reduto milenar do autoritarismo.e por ultimo as conversações de paz entre arabes e judeus finalmente cheguem a algum lugar, afinal governos democraticos tendem a se entender e negociar mais facilmente.eu torço para o bem,e para a liberdade, como qulaquer um torceria nesta situação, e se essa ultima e otimista previsão se confirmar vai ser curioso pensar que os americanos gastaram 300 bilhões por ano para evitar o pior no oriente medio dos tempos de sadam husseim, e no final das contas tera sido as pedradas de um garoto egpcio pedindo a saida de um ditador o que realmente levou a algum lugar.mas é como eu disse antes, 'aonde vai parar isso'? somente nos resta esperar, torcer e até rezar para que o bem e a liberdade acabem assumindo o controle da situação.agora,fazendo uma pequena piada, e levando em conta que as mumias do egito estão ameaçadas pelos vandalos, bem que o governo brasileiro poderia trocar a mumia do sarney , tetrapresidente do senado, pelas mumias do egito, salvando-as da destruição.

paraense
Enviado por paraense em 05/02/2011
Código do texto: T2773643
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.