“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca..” Darcy Ribeiro
 
 
Truculência
3 de janeiro, por volta das 17h15min saí da sessão de acupuntura, atravessei o Largo do Machado, RJ, observando que na porta da Drogaria Pacheco tinham uns 8 maiores, menores e afins amontoados, inclusive um dos rapazes estava quase montado numa das meninas.
 
Pensei com meus botões: a cada dia aumenta o grupo que espera o anoitecer para abordar principalmente idosos e mulheres com crianças.
 
Entrei no supermercado Extra, demorei uns 10 minutos por lá e ao sair percebi uma aglomeração na entrada da galeria. Eis que me deparo com uma equipe de guarda municipal/fiscalização/choque de ordem, de maneira truculenta jogando os caixotes de frutas de um vendedor para dentro da caçamba da pick up e destruindo aos chutes e porretadas a barraca do rapaz.
 
Enquanto as pessoas assistiam passivamente a cena, minha indignação foi maior que meu tamanho.
 
Aproximei-me de um deles e falei:
 “O choque de ordem tem que ser geral, enquanto vocês destroem o material de quem está trabalhando, a poucos metros há um grupo que assalta constantemente”.
Nesse momento as pessoas começaram a se manifestar e concordar com o que eu falava.
 
Cena bizarra:
Um dos guardas vira-se para mim e diz:
“Você sabe que posso lhe dar ordem de prisão por desacato à autoridade?”
Fiquei maior ainda, respondi-lhe:
“A disposição, faça-o.” 
O mocinho meio desarmado falou:
“Esse problema é com a polícia”, entrou no carro e foi embora.
 
Como Roberto Carlos, ando sentindo tantas emoções....