Livre para pensar



Livre para pensar, porem não independente para agir, e acho bom que assim o seja, para desespero dos amantes da liberdade total. Liberdade com responsabilidade, já não mais é liberdade total para ação, mas é uma necessidade social e coletiva.

 
Meu pensamento é tão livre quanto eu tenha a coragem de exercê-lo em todo o seu potencial, é tão livre quanto esqueça medos, preconceitos, tabus ou vergonhas. Devo sempre ter a certeza que pensar em total liberdade e profundidade sempre será uma capacidade própria a cada um de nós.
 
Isto não significa que tudo seja licito ou justo pensar, mas significa que na busca de uma racionalização mais crítica, na busca de um melhor entendimento da realidade que nos cerca, não devo ter o pudor de ir o mais fundo possível em minha análise mental.
 
Livre para agir, apenas se minhas ações estiverem limitadas pelo escopo de meus direitos e pela capacidade de minhas ações dignificarem a vida como um todo.
 
Nem tudo que é legal é digno e nem tudo que dignifica a vida é legal.
 
Milha liberdade de ação deve ser conscientemente enquadrada pelo que me seja por um lado possível fazer e por outro lado, não menos importante, me seja também permitido, dentro do social, do ético e daquilo que dignifique a vida e seja coerente dentro do legal. Creio sinceramente que jamais estaremos totalmente cônscios de nossos atos, principalmente daqueles atos decididos de forma urgente, decididos sob temor extremo (e cada um tem os seus limites para extremo e urgente), ou que envolva a sobrevivência premente de nossos filhos ou mesmo a nossa própria sobrevivência. Não estou justificando a execução de atos indignos, apenas expondo que muitos dos nossos atos não são conscientes, e que se forem errados, devem ser punidos de forma que o social seja garantido.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 08/02/2011
Reeditado em 08/02/2011
Código do texto: T2780024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.