Televisão E Internet: As Facetas Estagnantes Das Duas Mídias

"Ser um espectador de calamidades ocorridas em outro país é uma experiência moderna essencial, a dádiva acumulada durante mais de um século e meio graças a esses turistas profissionais especializados conhecidos pelo nome de jornalistas. Agora, guerras são também imagens e sons na sala de estar. As informações sobre o que se passa longe de casa, chamadas de 'notícias', sublinham conflito e violência - 'Se tem sangue, vira manchete', reza o antigo lema dos jornais populares e dos plantões jornalísticos de chamadas rápidas na têve - aos quais se reage com compaixão, ou indignação, ou excitação, ou aprovação, à medida que cada desgraça se apresenta."

Susan Sontag

Inomináveis Saudações a todos.

Amar a televisão, viver em frente à televisão, ter uma felicidade imensa diante de tudo que se vê na televisão é o prazer contemporâneo mais planejadamente efetuado diariamente por todos nós, pela Humanidade inteira. Desde crianças somos fascinados pela telinha que nos mostra o mundo em profusão, os movimentos explosivos das mudanças, as transformações históricas essenciais. Os olhos deste Inominável Ser aqui assistiram à primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, a queda do Muro De Berlim, o show do Nirvana no Hollywood Rock e a queda das torres gêmeas do World Trade Center através da televisão. Esses foram os fatos que mais marcaram a mente deste Inominável Ser aqui, assistidos impassivelmente diante da televisão. Contudo, este Inominável Ser notou que se estagnava, que se tornava uma máquina pouco a pouco, roboticamente integrada à rotina de dar atenção aos fatos que a televisão transbordantemente transforma em grandes shows. Tudo o que este Inominável Ser assistiu, foram meros shows manipulados pela mídia televisiva em prol da grande máquina de controle global, que eu não chamo de capitalista e nem de Estados Unidos Da América Do Norte, eu falo da ignorância humana. Susan Sontag, no trecho acima retirado do livro Diante Da Dor Dos Outros, alerta para a face engrandecedora das tragédias e desgraças tão amadas pelas redes televisivas para darem picos de audiência e aumentarem-lhes os rendimentos com os anunciantes. Mortes em guerras, estupros, assassinatos passionais, atos terroristas, tudo é motivo de show para a televisão do mundo inteiro, sempre foi, sempre será, podem mudar os tempos, mas a manipulação de tais imagens, em nome do "nobre dever de noticiar todos os fatos ocorridos no mundo", sempre vai caminhar de braços dados com a falta de ética aliada a total falta de sensibilidade. Isso é a televisão, um amontoado de mundos voltados para o show, para as exaltações da dor em máxima extensão, apenas pela audiência. Mas, não é apenas a violência do mundo que ela explora, há muito mais, muito mais... Novelas ensinando comportamentos dignos de canalhas formados na faculdade da canalhice (lembram-se do Renato Mendes de Celebridade?). Sexo tratado como simples cruzamento entre macho e fêmea, sem paixão, sem amor, sem um sentido maior (as novelas da grande Rede Globo De Televisão). Valores estranhos à grande maioria humana exaltados em programas de auditório e que geram cada vez mais preconceitos de todos os tipos (o alto nível de intelectualidade do Pânico Na TV). Modismos tolos e efêmeros valorizados como peças de desenvolvimento da juventude, cada vez mais imbecilizada através de rebeldias e malhações a afetarem-lhe a mente, uma bela lavagem cerebral que é típica do Imbecilismo. Sabem o que é o Imbecilismo? É o mais novo ismo de nosso mundo contemporâneo, está vencendo todos os outros ismos! Ele vence através da televisão! E, digo-lhes, sinceramente, ele está se espalhando a cada dia mais pela Internet, este veículo que nasceu como o substituto ideal da televisão! Os vícios da televisão foram incorporados de modo mais radical e baixo do que nela. Sites eróticos (nada contra, cada um em sua própria linha evolutiva; algum conteúdo que alguns desses sites possuem é que esta´sendo aqui criticado)aqui no mundo virtual comercializam fitas de estupro. No Orkut (argh!!!), racismo, pedofilia, homofobia, ódio e outros vários preconceitos se tornam cada vez mais tão potentes que a televisão já se utiliza deles para os seus shows de notícias. E as maiores e mais absurdas aberrações pululam pelo mundo virtual, uma substituta ideal da televisão na face que possui em ser exploradora das obscuridades humanas. Este Inominável Ser aqui não está sendo nesta reflexão moralista ou puritanista, vós sabeis que isto tudo que digo, tanto da televisão quanto da Internet, infelizmente, é verdade. Pesquisem pelas emissoras televisivas e acharão coisas muito mais atestadoras do que aqui está escrito. Pesquisem pela Internet e acharão coisas que até mesmo arrepiariam o Marquês de Sade. Contudo, saibam separar a face boa, tanto da televisão quanto da Internet. Ela é pequena, mas crescerá se todos nós ou alguns de nós, não afetados pelo Imbecilismo, formos nos incondicionando das estagnações ofertadas pelas coisas que nada fazem evoluir nos dois meios de comunicação. Este Inominável Ser foi dogmático e intolerante, antiquado e atrasado, em todas as suas opiniões nesta reflexão? Ou vós todos são tão cegos, atingidos pelo Imbecilismo, que não podem ver por si mesmos que este assunto atualmente é o mais sério de todos os assuntos?

Saudações Inomináveis a todos.

O texto acima foi publicado originalmente em meu falecido blog no Windows Live Spaces, que se intitulava Sobre Filosofia E Poesia E Música E Mundo. Com algumas modificações, eu o republico aqui.